CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cartórios do Pará se modernizam e plataforma digital permite acessar serviço remotamente

Presidente da sessão do Pará do Colégio Notarial do Brasil (CNB/PA) e diretora da ANOREG no Estado, Larissa Rosso explica como funciona o aplicativo

O Liberal
fonte

Mais segurança jurídica, comodidade e agilidade. Estes são algumas das vantagens apontadas pelos cartórios envolvendo a plataforma E-notariado, usada para a realização de vários serviços notariais no Brasil. Em entrevista ao advogado Raul Ferraz, do vídeocast Habeas Data, do Portal OLiberal.com, Larissa Rosso, presidente do Colégio Notarial do Brasil – seção Pará (CNB/PA) e diretora da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (Anoreg), fala sobre o tema, dando detalhes sobre como funciona a plataforma, quais atos podem ser feitos através dela e os principais benefícios.

“Você pode praticar eletronicamente qualquer ato notarial que você pratica pessoalmente no cartório, desde um reconhecimento de assinatura, até uma escritura de compra e venda, um testamento, tudo por meio da plataforma. Ele é um ato que tem segurança jurídica, que leva a fé pública do tabelião e é totalmente regulado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Não é uma coisa solta que passou a existir de maneira aleatória. Ele foi uma necessidade da sociedade. Porque já vínhamos com essa tendência da evolução, e aí chega a pandemia. Na pandemia, as pessoas não podiam mais trafegar e tinha necessidade dos atos (notariais)”, observa Rosso, que é tabeliã do 5º tabelionato de notas de Belém e especialista em direito notarial e registral.

image Interface da plataforma (Reprodução / Internet)

Para ela, os atos eletrônicos são até mais seguros do que os atos praticados presencialmente. “Você, quando faz o ato eletrônico, fica na plataforma o QR Code. Vai no ato o QR Code e um manifesto assinatura, um código. Qualquer pessoa com aquele código entra na plataforma e verifica o ato na íntegra. Então, aquela escritura não corre risco de ser modificada, de ser alterada”, observa.

VEJA MAIS

image Inventários podem ser finalizados em até 10 dias nos Cartórios de Notas do Pará; entenda
Número de inventários no estado cresceu 81,9% em 2021

image No Pará, golpistas solicitam pagamento de dívidas em cartório; saiba como se proteger
A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (Anoreg) emitiu um alerta nesta quinta-feira (19) para coibir a ocorrência desses casos

image Cartilha traz informações para mudança de nome e gênero; saiba como fazer em cartórios do Pará
A cartilha da Arpen-Brasil traz o passo a passo para os interessados em realizar a alteração. População LGBTQIA+ celebra o procedimento.

image Cartórios lançam Apostilamento Eletrônico para envio de documentos a estudantes no exterior
Será nesta sexta (3) em cerimônia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF)

“E ainda fica uma videoconferência, porque todos os atos são confirmados. Fica uma gravação. O cartório entra em contato com você, vai fazer um agendamento e aí vai fazer com você uma videoconferência. “Doutor Raul, o senhor confirma a escritura de compra e venda, o senhor está adquirindo tal imóvel, a preço tal, assim, assim, assim. Houve alguma coação?” Todas as perguntas, todos os cuidados, são feitas por videoconferência. Daqui a vinte anos “ah, eu não vendi, eu não comprei isso, não aconteceu dessa forma”. Está aqui o registro. Então, eu reputo hoje ainda mais seguro”, completa.  

Como acessar a plataforma digital?

Para entrar na plataforma, o usuário precisa acessar o e-notariado.org.br e solicitar a emissão do certificado notarizado, que tem validade de três anos, por meio do qual ele vai poder solicitar os serviços. “Só que esse é gratuitamente pelos cartórios de notas. Ele serve somente para os atos notariais eletrônicos”, explica Larissa.  Ainda de acordo com a tabeliã, os atos seguem a mesma tabela dos outros serviços oferecidos presencialmente nos cartórios. “São valores muito pequenos. Na videoconferência, dez centavos por minuto. São valores tão pequenos de diferença, que só o seu deslocamento, não compensa”, diz.  

Outra inovação é o E-not, que é o reconhecimento da assinatura digital. “Funcionando sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia, não precisa o cartório estar aberto. Então, isso para o advogado, para o corretor, para as pessoas, para os empresários, isso é muito interessante. Você ganha agilidade, segurança”, afirma a diretora da Anoreg.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA