Câmara de Belém inaugura nova sala de atendimento ao cidadão

Espaço passa a funcionar no prédio anexo do Poder Legislativo Municipal, na Travessa Curuzú, na capital

Keila Ferreira

A Câmara Municipal de Belém inaugurou, na manhã desta terça-feira (20), a nova sala “Sebastião da Silva Bronze”, do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Naci), que passa a funcionar no prédio anexo do Poder Legislativo Municipal, na Travessa Curuzú, bairro do Marco, na capital. De acordo com o presidente da Casa, vereador Mauro Freitas (DC), além do novo prédio oferecer acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência, garante mais conforto aos cidadãos e possibilidade de ampliação dos serviços prestados. 

Atualmente, o Naci da Câmara atende cerca de 100 pessoas por dia, para emissão de documento de identidade, graças ao convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup), mas a expectativa é aumentar esse serviço em 50% ou 100%. Também está prestes a ser fechado convênio com o Ministério do Trabalho, para que o Núcleo passe a emitir carteira de trabalho. Por meio de parceria com a Defensoria Pública e cartórios de Belém, ele deve ainda oferecer orientação jurídica e fazer encaminhamento para retirada de 2° via de certidão de nascimento e casamento.

“Nós estamos prestando esse serviço (Naci) desde 2005 e, a partir de 2012, tivemos uma demanda maior e sentíamos que o serviço fora da Câmara não dava conforto e garantia acessibilidade aos cidadãos. Do final de junho até agora, aproveitamos para ampliar e melhorar esse prédio e vamos aumentar a oferta”, declarou Mauro. Além disso, a casa também espera uma economia de recursos, uma vez que quando os atendimentos eram feitos no imóvel da Associação dos Servidores da Câmara, eram gastos cerca de R$ 8 mil só com as despesas do espaço. 

O chefe do Naci, Deivison Gonçalves, explica que o agendamento para emissão de carteira de identidade deve ser feito pelo site da Polícia Civil do Pará, enquanto que para tirar carteira de trabalho será feito pelo site do Ministério do Trabalho. Para orientação jurídica ou encaminhamento aos cartórios, o cidadão pode se dirigir diretamente ao Naci. O Núcleo de Atendimento ao Cidadão da Câmara funciona de segunda a sexta, de 7h30 às 13h. Ele passará a atender no novo endereço a partir desta quarta-feira (21). “Era uma demanda antiga. Era só emissão de identidade, agora, com essa mudança, houve conversa com Ministério do Trabalho, cartórios, Defensorias, para que possamos fazer outros serviços”. 

A administradora Priscila Souza, 35, já esteve no prédio antigo em busca de atendimento e, nesta terça, compareceu à inauguração da nova sala para buscar o documento de identificação. “Aqui é mais confortável, mais amplo, climatizado. Mudou para melhor”, afirma. 

O nome da sala onde funcionará o Naci é uma homenagem ao ex-vereador e ex-presidente da Casa, Sebastião da Silva Bronze, eleito pela primeira vez em 1966, período em que os parlamentares não eram remunerados, e que teve quatro mandatos na Câmara. Familiares de Sebastião estiveram na inauguração e agradeceram a homenagem.

“Esse é um momento de honra e muita alegria que o presidente desta casa de leis e os vereadores estão proporcionando à família Bronze. Fica o nosso sentimento de gratidão e afeto. A homenagem é merecida, porque ele trabalhou a vida toda em prol do povo”, declarou a filha do antigo parlamentar, Elisa Bronze Corrêa, servidora da Câmara há 34 anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA