MENU

BUSCA

Câmara aprova PL que amplia assistência às gestantes e mães; confira os benefícios

O projeto segue agora para aprovação no Senado

Luciana Carvalho

Nesta terça-feira (18) a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL) que amplia a assistência às gestantes e mães antes, durante e após o parto (puerpério). O projeto segue agora para aprovação no Senado. As informações são da Agência Brasil.

A PL altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para garantir assistência psicológica à gestante, à parturiente (mulheres que acabaram de dar a luz) e à puérpera após avaliação do profissional de saúde no pré-natal e puerpério, com encaminhamento de acordo com prognóstico. O texto prevê que poderá ser fornecido às mulheres inscritas no CadÚnico um kit curativo do coto umbilical e um kit enxoval.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) "Acompanhante da mãe é o bebê" - Hospital estaria impedindo a permanência de acompanhantes]]

Dia da gestante: saiba quais são os principais cuidados a serem tomados durante a gestação
No dia 15 de agosto é celebrado o Dia da Gestante, uma data que remete à saúde, cuidado e rede de apoio de mulheres grávidas, desde as primeiras semanas de gravidez

Lei do acompanhante: entenda o direito que grávidas possuem durante o trabalho de parto
Lei existe desde 2005, mas ainda é pouco conhecida

“O estado emocional da mãe não apenas é determinante para o bom andamento do trabalho de parto, como impacta definitivamente o bebê e reflete em seu desenvolvimento. Igualmente, o puerpério é um período em que a mulher, devido ao grande estresse fisiológico e à súbita alteração nos níveis hormonais, encontra-se extremamente vulnerável e mais suscetível a desencadear transtornos psíquicos”, explicou o relator, deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO).

A proposta também estabelece que os hospitais públicos e particulares que atendem gestantes deverão desenvolver atividades de educação, conscientização e esclarecimentos a respeito da saúde mental da mulher no período de gravidez e puerpério.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Política