CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Câmara analisa projeto que pede licença-maternidade e paternidade para estudantes

Texto será analisado por várias comissões, incluindo de Infância, Adolescência e Família, de Educação, de Finanças e de Constituição e Justiça

O Liberal
fonte

O Projeto de Lei (PL) nº 869/2024, que garante a estudantes de instituições públicas e privadas, em todos os níveis de ensino, o direito à licença-maternidade de 120 dias e à licença-paternidade de cinco dias, está sendo analisado pela Câmara dos Deputados. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e, pela proposta, as instituições de ensino públicas e privadas deverão assegurar ao estudante o retorno às aulas sem prejuízo do seu desenvolvimento acadêmico.

Para o autor do projeto, deputado Vermelho (PL-PR), "estender aos estudantes o direito à licença-maternidade e à licença-paternidade permitirá aos pais dedicar-se aos cuidados do filho nos primeiros meses de vida. E ainda, no âmbito da educação, serão essenciais para evitar a evasão escolar e o baixo desempenho acadêmico dos estudantes", afirmou.

VEJA MAIS

image STF reconhece licença-maternidade para mães não gestantes em união homoafetiva
Fux afirma que apesar de não estar explícito na legislação, o Supremo deve garantir o cumprimento constitucional da proteção à criança

image Maternidade no trabalho: mulheres têm direitos garantidos durante gravidez, licença e retorno
A legislação possui uma série de medidas que determinam a estabilidade no emprego e intervalo para amamentação, por exemplo

image Licença-paternidade: entenda como funciona e o que pode mudar após regulamentação
Escritório Xerfan Advocacia S/S destaca os principais pontos sobre a licença-paternidade

O texto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Hoje, as licenças-maternidade e paternidade são direitos constitucionais previstos para empregados na forma estabelecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sem prejuízo do emprego e do salário.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA