Após reunião com Lula, secretário dos EUA diz que parceria com Brasil é importante

Encontro envolveu temas como o apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20 e a parceria entre os dois países

O Liberal
fonte

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, se reuniu, nesta quarta-feira (21), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. O norte-americano veio ao Brasil para participar da reunião de ministros do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, União Europeia e União Africana. A reunião ocorre no Rio de Janeiro, hoje e amanhã (22).

Com duração de quase duas horas, a reunião contou com temas como o apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20 e a parceria entre os dois países pelos direitos dos trabalhadores e na cooperação na transição para energia limpa.

VEJA MAIS

image Secretário de Estado dos EUA chega ao Brasil nesta terça (20) para encontro com Lula
Conflito entre Israel e Hamas e presidência brasileira no G20 devem ser tratados na visita de Antony Blinken ao país

image Após crise, governo Lula cogita expulsar embaixador de Israel no Brasil
Fontes do Itamaraty revelam que a possibilidade da expulsão foi sugerida em linguagem diplomática ao próprio Zonshine

Após o encontro com o presidente Lula, Blinken disse que "foi uma ótima reunião. Sou muito grato ao presidente [Lula] pelo seu tempo", disse o chefe da diplomacia do país norte-americano ao deixar o local.

"Os Estados Unidos e o Brasil estão fazendo coisas muito importantes juntos. Estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, mundialmente. É uma parceria muito importante e somos gratos pela sua amizade", completou Blinken. Ele segue para a Argentina, onde se encontrará com o presidente Javier Milei.

Conflitos

Os dois também falaram sobre a guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas, na Faixa de Gaza. Em nota, o Palácio do Planalto informou que o presidente Lula reafirmou seu desejo pela paz e fim dos conflitos. "Ambos concordaram com a necessidade de criação de um Estado Palestino", dizia o texto.

Esse encontro ocorre em meio à repercussão da fala do presidente brasileiro comparando as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto contra judeus da Segunda Guerra Mundial. O comentário fez o governo de Israel declarar Lula persona non grata no país.

Outro tema tratado foi a disputa entre Venezuela e Guiana em torno do território de Essequibo. De acordo com a Presidência, o secretário Blinken agradeceu a atuação do Brasil pelo diálogo entre os dois países sul-americanos.

G20

A presidência brasileira no G20 iniciou-se em 1º de dezembro de 2023 e segue até 30 de novembro deste ano, quando acontece a cúpula de chefes de Estado, também no Rio de Janeiro. Segundo o Palácio do Planalto, Blinken reafirmou apoio ao Brasil e elogiou a escolha dos temas.

As prioridades do país no mandato são a inclusão social e a luta contra a desigualdade, a fome e a pobreza; o enfrentamento das mudanças climáticas, com foco na transição energética, e a promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental; e a reforma das instituições de governança global, que reflita a geopolítica do presente.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA