Após encontro entre Biden e Lula, EUA deve anunciar recursos para o Fundo Amazônia

Os dois presidentes se reúnem nesta sexta-feira, na Casa Branca

O Liberal
fonte

Os presidentes Luiz Inácio Lula das Silva (PT)Joe Biden, dos Estados Unidos, terão um encontro nesta sexta-feira (10), no Salão Oval da Casa Branca. Após a conversa, o governo norte-americano deve anunciar sua intenção de injetar recursos no Fundo Amazônia, de acordo com o comunicado conjunto que era negociado entre os dois países na noite de quinta-feira (9). O texto afirma que a defesa do meio ambiente e os investimentos em energia sustentável são os principais eixos do relançamento das relações entre Brasil e EUA, após anos de esfriamento durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são da Folha de São Paulo. 

Principal iniciativa de arrecadação de recursos para conservação e combate ao desmatamento na floresta, o Fundo Amazônia é bancado pela Noruega e pela Alemanha, e, em menor parte, pela Petrobras, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Porém, as negociações para envio de recursos de outros países não avançavam desde a gestão Ricardo Salles no Meio Ambiente, porque havia a avaliação de que o Brasil não dava sinais de comprometimento nessa temática.

VEJA MAIS

image Presidente Lula chega aos Estados Unidos para encontro com Joe Biden
A viagem marca a retomada das relações entre os dois países, que em 2024 vão completar 200 anos de diplomacia

image Entidades ligadas ao meio ambiente festejam novos investimentos no Fundo Amazônia
Alemanha anunciou aporte de 35 milhões de euros para o Fundo, que chegou a ficar paralisado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro

image Marina Silva: Fundo Amazônia pode ser usado em ações 'emergenciais' no caso dos Yanomami
Alemanha diz estar pronta para 'contribuir' com novos fundos de preservação da Amazônia

No final de janeiro deste ano, já no governo Lula, a Alemanha anunciou o repasse de mais de 200 milhões de euros para ações ambientais na Amazônia; de acordo com o anúncio, 35 milhões de euros serão destinados ao Fundo Amazônia;

Comunicado conjunto

Diplomatas informaram que a iniciativa de um comunicado conjunto entre EUA e Brasil teria partido de autoridades do governo americano. No texto, os dois governo também condenam o extremismo político, firmam o apoio americano à expansão do Conselho de Segurança da ONU e citam a Guerra da Ucrânia, sem uma condenação direta à Rússia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA