Apagão no Brasil: Episódio vira munição para atacar o governo Lula e a privatização da Eletrobras

Alguns parlamentares criticaram o governo Lula e outros a interferência do capital privado na empresa

O Liberal
fonte

O apagão generalizado que atingiu grande parte do país nesta terça-feira (15) se tornou um ponto de discussão entre políticos, com críticas voltadas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva e à privatização da Eletrobras realizada durante a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O presidente do PP, Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro de Bolsonaro, usou o episódio de falta de energia para criticar o governo do PT, apesar de seu partido estar negociando uma possível adesão à base governista na Câmara. Ele escreveu: "Apagão no Brasil! Aconteceu hoje, mas começar, começou em 01 de janeiro. O Brasil voltou! Voltou ao Apagão! A gasolina, lembra? Subiu hoje 0,41 para as distribuidoras. O apagão da BR! Governo do Apagão!"

A primeira-dama Janja Lula escreveu no Twitter: "A ELETROBRAS FOI PRIVATIZADA EM 2022. Era só esse o tuíte".

VEJA MAIS

image ‘Apagão no Brasil’: Acidentes e problemas no trânsito são registrados em Belém
Os sinistros de trânsito ocorreram em diferentes bairros da capital paraense, em vias com intensa movimentação de veículos

image Apagão no Brasil: Novo Progresso e Castelo dos Sonhos, em Altamira, não ficaram sem energia
A informação foi repassda pela Equatorial Pará, na tarde desta terça-feira (15)

image Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira é alvo de questionamentos de parlamentares
Deputado Coronel Meira (PL-PE) questiona se a renúncia do ex-presidente da Eletrobrás, Wilson Ferreira Jr., tem relação com o episódio

Em busca de ampliar apoio na Câmara, o governo Lula negocia ceder um ministério e a presidência da Caixa ao PP. Embora a acomodação já tenha sido indicada, Lula ainda não revelou qual pasta será entregue ao partido liderado por Arthur Lira (PP-AL).

Ciro Gomes critica "covardia" de Lula

Ciro Gomes (PDT), ex-candidato à presidência em 2022, também utilizou o apagão, mas para criticar a privatização. Ele escreveu: "A entrega do controle da Eletrobras ao capital privado foi e, infelizmente, pela covardia do governo Lula, continua sendo, uma das maiores irresponsabilidades que já se praticou no Brasil!"

O deputado Danilo Forte (União-CE), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano, também comentou sobre o problema, indicando que a falta de linhas de transmissão no Nordeste é uma das origens do incidente. Ele apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para derrubar uma decisão da Aneel que aumentou os custos da energia eólica. No ano anterior, ele havia introduzido outro PDL que congelou o aumento das distribuidoras de energia.

Forte destacou a importância de fortalecer e expandir a rede de transmissão no Nordeste para garantir o fluxo adequado de energia e prevenir eventos semelhantes. Ele afirmou: "Venho alertando para a negligência e falta de seriedade com que as autoridades competentes - Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica e Operador Nacional do Sistema (ONS) - têm lidado com esse tema."

O deputado Rogério Correia (PT-MG) também aproveitou a crise para reforçar as críticas à privatização da Eletrobras. Ele comentou: "Apagão? Mas não era só privatizar a Eletrobras?"

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA