CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Anderson Torres dará depoimento ao TSE, determina Alexandre de Moraes

Fala do ex-ministro da Justiça se refere à ação que pode tornar Bolsonaro inelegível

O Liberal
fonte

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a colher o depoimento do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, em ação que investiga ações golpistas que podem tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível. A oitiva será realizada por videoconferência na próxima quinta-feira, 16, às 10h, e Torres terá o direito de ficar em silêncio garantido.

O pedido foi feito pelo corregedor-geral do TSE, Benedito Gonçalves, e a ação investiga Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral realizados em reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada em julho do ano passado. Gonçalves quer ouvir Torres sobre seu eventual envolvimento na reunião e sobre as circunstâncias relativas à chamada minuta de golpe apreendida em sua casa pela Polícia Federal, que foi incluída como prova contra Bolsonaro na investigação.

VEJA MAIS

image CPI dos Atos Antidemocráticos decide ouvir Anderson Torres em reunião reservada
Decisão foi tomada nesta quinta-feira

image Alexandre de Moraes mantém prisão de Anderson Torres por suspeita de omissão em atos golpistas
Pedido da defesa do ex-ministro afirmava que não havia elementos que o ligassem aos atos de 8 de janeiro

image Anderson Torres é multado por irregularidades em criadouro de pássaros
Ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro mantinha criadouro de pássaros em residência, em Brasília

Torres, que está preso no âmbito de outro inquérito sob relatoria de Moraes, também deve depor de forma privada à CPI sobre os atos golpistas na Câmara Legislativa do DF. Além disso, o coronel Eduardo Gomes da Silva e os servidores da Polícia Federal Ivo de Carvalho Peixinho e Mateus de Castro Polastro também serão ouvidos pelo TSE no mesmo dia, na sede do tribunal.

Investigação é a mais adiantada

Essa investigação é a mais avançada entre as 16 Ações de Investigação Eleitoral (Aijes) que tramitam contra Bolsonaro na Corte eleitoral, e os ex-ministros Ciro Nogueira, da Casa Civil, e Carlos França, das Relações Exteriores, já foram ouvidos. O ex-secretário Torres será mais uma testemunha-chave para esclarecer o envolvimento do ex-presidente e pode influenciar na possibilidade de sua candidatura nas próximas eleições.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA