MENU

BUSCA

Sob pressão, Sabino divulga pesquisa em que 81% dos paraenses estão otimistas com COP30

A pesquisa dá indícios de por que Sabino não quer deixar a Pasta

Estadão Conteúdo

Pesquisa da realizada pela Nexus Inteligência de Dados, encomendada pelo Ministério do Turismo, aponta que 81% dos moradores de Belém, capital do Pará, estão otimistas com os impactos da COP30 na cidade.

A divulgação vem em um momento delicado para o ministro do Turismo, Celso Sabino, que é pressionado pelo seu partido, o União Brasil, a deixar o cargo. Ele é alvo de um processo interno de expulsão da sigla, mas não quer sair da cadeira a um mês do evento climático em Belém.

Sabino é paraense e tem pretensões de disputar uma vaga ao Senado pelo Pará em 2026. Para ele, os dados confirmam a importância da Conferência Climática como um marco para a economia local.

VEJA MAIS 

Caiado: União Brasil se reunirá na 4ª feira para decidir sobre expulsão de Celso Sabino
Anúncio foi feito neste domingo (5) pelo governador de Goiás

Celso Sabino diz que União não vai separá-lo do povo e declara apoio a Lula
Ao lado de Lula em uma agenda em Belém, Sabino disse que "nenhum partido vai o afastar do povo"

"A Belém que estamos preparando para a COP30 não é uma cidade de fachada. É a Belém do povo que receberá um legado real com os diversos investimentos feitos na cidade. O que estamos fazendo aqui não é apenas organizar um evento, é construir um legado de esperança e autoestima para o povo da Amazônia", declarou o ministro.

De acordo com o levantamento da Nexus, 71% da população acredita que o turismo, hotelaria e gastronomia devem ser os mais beneficiados do ponto de vista econômico, seguidos por comércio e varejo (33%).

A pesquisa dá indícios de por que Sabino não quer deixar a Pasta. Segundo o estudo divulgado pelo ministério, 70% dos paraenses esperam um impacto positivo ou muito positivo com a realização da COP30 de uma forma ampla.

Sabino chegou a comunicar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que deixaria o ministério, mas depois de uma série de viagens ao lado do petista no Pará, voltou a circular que ficaria na cadeira mesmo a revelia de seu partido.

A pesquisa foi realizada pela Nexus Inteligência de Dados entre os dias 18 e 22 de setembro de 2025, com 1.506 moradores de Belém. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais, com um nível de confiança de 95%.