MENU

BUSCA

Câmara aprova quatro projetos pelo Pacto Contra a Fome; 2 PLs são de senadores do Pará

Menos de uma semana após receber as propostas da entidade, a Câmara pautou e aprovou quatro das cinco iniciativas em tramitação na Casa.

O Liberal

A Câmara dos Deputados aprovou nesta última terça-feira (02/09) quatro dos cinco  projetos de lei integrados à Agenda Legislativa do Pacto Contra a Fome e que estão em tramitação na Casa. A Agenda reúne sete projetos de lei em tramitação na Câmara e no Senado Federal com o objetivo de aprimorar as políticas públicas brasileiras voltadas à segurança alimentar e redução de desperdício. Entre os projetos aprovados, dois PLs são dos senadores paraenses Beto Faro (PT) e Jader Barbalho (MDB).

A iniciativa analisou 1.915 proposições legislativas em tramitação na Câmara e no Senado nos últimos 20 anos, das quais 208 foram estudadas em profundidade. Desse conjunto, o Pacto selecionou sete projetos que devem ter urgência e prioridade de tramitação no Congresso. O instituto está apoiando tecnicamente os parlamentares em ajustes e também na mobilização para o avanço das propostas até o plenário. 

Entre os projetos escolhidos estão medidas de fortalecimento da agricultura familiar que torna lei o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O senador Beto Faro (PT/PA) apresentou o PL 4384/23 em defesa do desenvolvimento rural no Brasil, com base nos princípios da transição ecológica agrícola e inclusão social de agricultores neste programa. 

Em aprovação o PL 800/24, de Jader Barbalho (MDB/PA) prevê o uso de indicadores do IBGE para ampliar o acesso da população a alimentos. A proposta busca fortalecer a segurança alimentar no país.

Sobre a Agenda Legislativa “Da Política ao Prato”

A Agenda Legislativa Da Política ao Prato - uma iniciativa de Combate à Fome, Garantia da Segurança Alimentar e Redução do Desperdício de Alimentos foi formalmente apresentada ao presidente da Câmara em 27/08, durante evento realizado no Salão Nobre da Câmara, com a presença do presidente da Casa, deputado federal Hugo Motta, e da  co-fundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz. 

Entre as prioridades estão o fortalecimento da agricultura familiar, o reajuste automático do Programa Nacional de Alimentação Escolar e a criação de políticas para reduzir o desperdício de alimentos. Outros pontos incluem a melhoria da governança do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) e a criação de mecanismos de resposta rápida para emergências climáticas.

Sobre o Pacto Contra a Fome

O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua no engajamento da sociedade  para erradicar a fome, promover alimentação adequada e reduzir o desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Sua missão é contribuir para erradicar a fome até 2030 e ter todos os brasileiros alimentados adequadamente até 2040. 
“Temos convicção de que a meta é possível de ser cumprida se todos somarmos nesta causa. Governos, setor empresarial, terceiro setor e sociedade civil são imprescindíveis nesta jornada e é unindo essas forças que estamos atuando”, comenta a cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.

VEJA MAIS

Projeto de Lei quer 'regulamentar' roupas de profissionais da educação nas escolas e causa polêmica
Proposta é de um deputado do PL e gerou críticas entre a categoria sobre caráter moralista e autoritário do projeto

Câmara de Marabá aprova lei que cassa alvará de empresas poluidoras
Proposta endurece as sanções para estabelecimentos flagrados despejando resíduos, químicos ou não, em espaços inadequados

Dos projetos aprovados, três seguem para sanção presidencial e um será analisado pelo Senado. Outros dois projetos incluídos na Agenda Legislativa estão em tramitação no Senado. Confira abaixo:

Confira os projetos aprovados na Câmara dos Deputados: 

  • PL 4384/23 – Transforma o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em lei, até então regulado por decretos e normas infralegais, garantindo sua continuidade. O projeto segue para sanção presidencial. 
  • PL 800/24 –  Prioriza cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e alta insegurança alimentar nas políticas públicas de combate à fome. O projeto segue para sanção presidencial. 
  • PL 2708/24 – Usa o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para distribuir produtos a municípios em situação de emergência climática ou calamidade pública. O projeto segue para sanção presidencial. 
  • PL 2424/24 –  Inclui a gestão de riscos e apoio à agricultura familiar em caso de eventos climáticos extremos, priorizando grupos mais vulneráveis. O projeto será encaminhado para votação no Senado. 

As outras propostas da Agenda Legislativa são: 

  • PL 321/2025 - Cria políticas para reduzir o desperdício e facilitar a doação de alimentos, com incentivos para empresas. Promove campanhas educativas e inovação, fortalecendo a rede de distribuição e beneficiando populações vulneráveis. 
  • PL 357/2015 - Combate à Obesidade e Alimentação Saudável nas Escolas - Estabelece diretrizes para a venda de alimentos saudáveis em escolas, combatendo a obesidade infantil. 
  • PL 2754/2023 - Reajustes para a Alimentação Escolar - O projeto prevê reajuste automático anual dos valores de repasse do Programa Nacional de Alimentação Escolar, corrigindo perdas pela inflação.