CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alexandre de Moraes suspende investigação da PF e Cade contra institutos de pesquisa

Ministro do TSE alega que os dois órgãos não têm competência para apurar o caso e falta justa causa para as investigações

O Liberal
fonte

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, suspendeu o inquérito da Polícia Federal (PF) e a apuração do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra institutos de pesquisa eleitoral. A decisão foi tomada na quinta-feira, (13), quando a Polícia Federal anuniciou a abertura de uma investigação formal sobre essas empresas, atendendo pedido do ministro da Justiça, Anderson Torres, a partir de uma representação da campanha do presidente Jair Bolsonaro. As informações são do Portal UOL.

Ainda na quinta-feira, o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo, também havia solicitado abertura de inquérito administrativo para apurar se os institutos de pesquisa manipularam os resultados das sondagens sobre intenção de voto no primeiro turno da eleição presidencial. 

VEJA MAIS

image PF afirma que vai instaurar nesta quinta-feira (13) inquérito contra institutos de pesquisa
Presidente do Cade também pede a conselho que apure atuação de empresa

image 'Se analisarmos as últimas eleições são contínuos os erros', diz jurista
Para Ives Gandra, os erros nos resultados aconteceram porque a metodologia usada pelas empresas é atrasada

image Nos Estados, pesquisas foram na direção contrária das urnas
Vários resultados contrariaram as projeções das pesquisas para governo e Senado

image Pesquisas erram e apresentam resultados diferentes das urnas
Diferença entre Lula e Bolsonaro foi de 5%, mas institutos davam até 14%; também nas disputas nos Estados, votação foi diferente da projeção das pesquisas

image Ministro da Justiça pede para PF investigar institutos de pesquisa
Anderson Torresnão deu detalhes sobre quem pediu a apuração contra os institutos

No primeiro turno das eleições 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve 47,85% dos votos válidos (desconsiderados votos brancos e nulos). Um resultado que ficou próximo ao previsto pela maioria dos institutos de pesquisa, considerando a margem de erro técnico. Porém, Bolsonaro alcançou 43,7%, percentual ao menos 7 pontos percentuais superior a algumas das principais pesquisas divulgadas à véspera do primeiro turno, que apontavam uma diferença de até 14 pontos percentuais a favor do petista. A diferença também ficou acima da margem de erro.

"A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa", argumentou o Ministério da Justiça.

No entanto, para o ministro Alexandre de Moraes, nem a PF e nem o Cade tem competência para apurar o caso e as investigações aparentam ter falta de justa causa. O ministro diz que as investigações do Cade e da PF "parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral" do presidente Jair Bolsonaro. 

"Diante do exposto, torno sem efeito ambas as determinações, vedando-se a instauração tanto do procedimento administrativo pelo Cade, quanto do inquérito policial pela polícia federal, por incompetência absoluta de seus órgãos prolatores e ausência de justa causa", cita o ministro em um trecho da decisão. 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA