Alexandre de Moraes determina à PF que envie minuta golpista ao TSE em 24h

Medida foi tomada após TSE manter o documento na investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro

O Liberal

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou que a Polícia Federal (PF) envie ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em um prazo de 24 horas, a minuta do decreto golpista que foi encontrada na residência do ex-ministro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. A descoberta do documento, que sugeria tornar nula a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022, foi feita durante uma investigação em curso contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF.

VEJA MAIS

image PGR pede arquivamento do inquérito contra Bolsonaro sobre associação da vacina do covid-19 à Aids
A decisão sobre a manutenção ou arquivamento do inquérito está nas mãos do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que é o relator do caso

image PF encontra 3 fragmentos de digitais de pessoas diferentes na minuta do golpe, diz TV
Documento encontrado na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres propunha a instalação do Estado de Defesa e visava alteração do resultado das eleições presidenciais de 2022

image Alexandre de Moraes pede que PGR avalie pedido de revogação da prisão de Anderson Torres
Defesa do ex-ministro se baseia em relatório do ex-interventor federal Ricardo Cappelli

A determinação de Moraes, que preside o TSE, atendeu ao pedido do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, que também solicitou o envio de outros documentos e informações relacionados à busca e apreensão na residência de Torres, ocorrida em 12 de janeiro. O objetivo é obter dados referentes ao processo eleitoral de 2022 e qualquer material que possa estar relacionado à deslegitimação dos resultados.

Torres é ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e era o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal durante os atos ocorridos em 8 de janeiro. Ele teve um pedido de salvo-conduto negado nesta sexta-feira (17). O documento encontrado em sua casa é uma minuta de um possível decreto que permitiria a instauração de um estado de defesa no TSE. Dessa forma, seria formada uma Comissão de Regularidade Eleitoral, composta por membros do Ministério da Defesa, do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Contas da União, da Advocacia-Geral da União e da Controladoria-Geral da União.

A PF encontrou três fragmentos de impressões digitais na minuta do golpe, mas ainda não identificou sua origem. A investigação em andamento pode identificar em qual dispositivo o documento foi impresso, o que poderia revelar sua possível produção em órgão público.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA