CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

PGR pede arquivamento do inquérito contra Bolsonaro sobre associação da vacina do covid-19 à Aids

A decisão sobre a manutenção ou arquivamento do inquérito está nas mãos do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que é o relator do caso

O Liberal
fonte

Em relação ao inquérito sobre as declarações feitas por Jair Bolsonaro em uma transmissão ao vivo nas redes sociais em outubro de 2021, a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se favorável ao seu arquivamento. O objetivo da investigação era apurar as declarações infundadas do ex-presidente sobre a conexão entre a vacinação contra a Covid e o desenvolvimento da Aids.

VEJA MAIS

image Alexandre Moraes abre inquérito contra Bolsonaro por fake news sobre vacina e Aids
Ministro associou as declarações do presidente à atuação da organização criminosa investigada no inquérito das fake news

image Vice-diretora geral da OMS rebate Bolsonaro sobre relação entre HIV e vacinas anticovid
A declaração da especialista veio após o presidente Jair Bolsonaro associar a vacinação contra a covid-19 ao desenvolvimento do vírus da Aids

Apesar da manifestação da Polícia Federal, que apontava a prática de pelo menos dois crimes por parte do então chefe do Poder Executivo - provocação de pânico ao anunciar um perigo inexistente e incitação ao crime -, a vice-procuradora geral, Lindôra Araújo, afirmou que não foram encontrados indícios de qualquer conduta criminosa.

• VEJA A ÍNTEGRA DA MANIFESTAÇÃO DA PGR

Segundo a vice-procuradora-geral, "as narrativas apresentadas e os elementos de prova angariados neste inquérito não foram capazes de confirmar a presença das elementares típicas da contravenção penal". Além disso, ela ressaltou que a contravenção penal é prevista apenas na modalidade dolosa, que se caracteriza pela consciência da inexistência do desastre ou perigo.

A decisão sobre a manutenção ou arquivamento do inquérito está nas mãos do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que é o relator do caso. Cabe a ele avaliar as argumentações apresentadas pela PGR e pela Polícia Federal e decidir sobre o destino do processo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA