Uma tonelada de pescado foi apreendida no Marajó; responsável pela carga foi preso
Peixe era da espécie mapará, que está em período de reprodução

Uma tonelada de pescado da espécie mapará, que está em período de reprodução, foi apreendida e o responsável pela pela carga foi preso em flagrante no Marajó. A ocorrência foi na noite da última sexta-feira (18), no Rio Tajapuru próximo ao município de Melgaço. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (20).
O flagrante ocorreu durante ações de fiscalização nos rios por meio da operação "Guardiões do Bioma", realizada pelo Grupamento Fluvial (Gflu), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Durante a abordagem à embarcação, a equipe constatou a carga e a conduziu até a Base Fluvial Antônio Lemos para apuração minuciosa. O pescado, junto do responsável, foi encaminhado à Delegacia de Melgaço para procedimentos cabíveis.
VEJA MAIS
Segundo informações dos agentes, o homem confessou que realizou a pesca para vender em municípios do Marajó. Portanto, foi autuado em flagrante pelo crime de pesca em período proibido, conforme o art.34 da lei ambiental n°9.605/98, sendo liberado após pagamento de fiança.
O pescado passou por inspeção da Vigilância Sanitária do município e após ser atestado como apto para consumo, foi doado para a população de Melgaço.
O Delegado Arthur Braga, diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), diz que as equipes que atuam na Base Fluvial estão em alerta para a averiguação de qualquer crime praticado na área. "As ações integradas na região do Marajó Ocidental são contínuas desde a chegada da base fluvial na área, dessa forma conseguimos expandir a nossa atuação na malha fluvial, a fim de, inibir e reprimir as práticas criminosas, principalmente as ambientais como essa de pescado no período do defeso. Nossas equipes seguem com diligências para que esse e outros crimes sejam evitados", afirmou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA