PRF apreende madeira com documentação falsa na BR-230
Condutor preciso assinar um TCO para ser liberado
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na madrugada de quarta-feira (18), 39,40m³ de madeira por uso de documento falso no quilômetro 612 da BR-230, município de Vitória do Xingu. O material foi identificado depois que os policiais abordaram um caminhão Scania/G 420 e solicitaram ao condutor a solicitação referente a carga. O motorista apresentou o Documento de Origem Florestal/DOF e a Nota Fiscal/NF e, por meio de verificação, foi possível constatar uma falha na validação do DOF. Consultas realizadas no site do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) também atestaram a falsidade do documento em questão.
Questionado sobre ambas situações, o condutor alegou não saber sobre a documentação falsa e disse que a recebeu da empresa responsável pelo transporte da carga, que teria como destino final a cidade de Viçosa/AL.
O condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela utilização de documentação florestal falsa, crime tipificado no artigo 46 da lei de crimes ambientais, e em seguida foi liberado. A madeira e o veículo foram apreendidos e estão à disposição do órgão ambiental competente, para adoção das medidas previstas em lei.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA