CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Novos canais de denúncias do Pará receberam 4 mil contatos em uma semana

Levantamento foi divulgado neste sábado (4). A inteligência virtual Iara é um dos principais novos mecanismos

Victor Furtado
fonte

Após a implementação de novos canais de comunicação do Disque Denúncia do Pará, foram recebidas mais de 4 mil ocorrências. Os dados foram divulgados, neste sábado (4), pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Além do já conhecido 181 — que é gratuito, pode ser discado de qualquer telefone e não precisa se identificar —, também é possível falar por WhatsApp, Chatbot e o formulário no site.

Pelo telefone (91) 98115-9181, os cidadãos podem paraenses podem dialogar com a Inteligência Artificial Rápido e Anônimo, que é personalizada pela atendente virtual Iara. Com ela, é possível desenvolver uma conversa inteira. A Iara é capaz de obter todas as informações necessárias para que os órgão de segurança investiguem a denúncia repassada.

No aplicativo de mensagens, qualquer pessoa pode enviar informações em texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização. As informações podem ser também sobre crimes que já ocorreram para que possam ser solucionados, como por exemplo, recaptura de presos, venda de entorpecentes, localização de veículos roubados, entre outros. Ao fazer uma denúncia, a pessoa receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda ou acrescentar informações.

O Chatbot é um sistema de troca de mensagens que funciona 24 horas, sete dias por semana, e que também recebe as denúncias, garantindo o sigilo e o anonimato. A caixa de diálogo fica na parte inferior de todos os sites de segurança pública do Pará, como o das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. A atendente virtual Iara também está presente neste canal de relacionamento com o cidadão.

"Estamos tendo uma aceitação muito grande por parte da população, em relação aos novos canais de comunicação do Disque Denúncia. Através do WhatsApp, com a nossa atendente virtual, Iara, as denúncias aumentaram e a participação da população vem sendo registrada também pelos demais canais, como o Chatbot, o formulário disponível no site da Segup e ainda pelo número convencional, o 181", analisou o titular da Segup, Ualame Machado.

No site da Segup, há um formulário onde qualquer pessoa pode fazer denúncias. Na ferramenta, poderá ser adicionado além de informações textuais, fotos, vídeos e a localização. O Disque Denúncia ampliou também o seu alcance. Quem mora em localidades com o DDD diferente do 91 também pode fazer chamadas pelo 181, canal que permanece disponível para chamadas de voz, gratuitamente.

"Esse leque de opções tem nos aproximado da sociedade e mobilizado, de forma bem produtiva, a sua participação no auxílio do trabalho das forças de segurança quanto as elucidações de crimes. As denúncias são apuradas e os órgãos responsáveis dão andamento nas investigações. Importante destacar que as denúncias são anônimas, com total sigilo das informações emitidas, garantindo assim a segurança daqueles que colaboram com os órgão de segurança do Estado", ressaltou Ualame

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA