logo jornal amazonia

No Pará, 2.574 custodiados devem participar do Enem para pessoas privadas de liberdade

Oportunidade é vista pelos inscritos como uma chance de mudar de vida, diz Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap)

O Liberal
fonte

O Pará tem 2.574 pessoas privadas de liberdade inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem), segundo dados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). No ano passado, o total foi de 1.707 inscritos. As provas desta edição do exame serão aplicadas no mês de janeiro de 2023.

O Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) é um exame voltado para custodiados do Sistema Penal e de unidades socioeducativas que já concluíram o ensino médio. O objetivo é avaliar o desempenho desses estudantes, da mesma forma que um estudante comum, e dar a eles oportunidades de acesso ao ensino superior.

VEJA MAIS

image Três pessoas foram presas por tráfico de drogas em menos de 24h em Santarém
No total, 16 quilos de drogas foram apreendidas. Um suspeito foi preso na noite de quinta-feira, 27, e outros dois na madrugada desta sexta-feira, 28

image Membro de facção criminosa é preso na madrugada desta sexta-feira (28), no Marajó
Após denúncia, polícia prendeu o suspeito de posse de entorpecentes. Na sua casa, um menor de idade foi encontrado consumindo cocaína

image Pai é preso por ameaçar filhos com espingarda e agredir a esposa em Brasil Novo, no Pará
Identificado apenas como 'Francisco', conhecido como 'Pingo', suspeito foi preso e vai responder por violência doméstica e porte ilegal de arma de fogo

Patrícia Sales, coordenadora de Educação Prisional da Seap, acredita que, no próximo ano, deve crescer o número de PPLs que deverão ingressar em uma faculdade. Ela atribui essa perspectiva ao suporte que os custodiados estão recebendo "para eles desenvolverem a faculdade em EAD (Educação a Distância)”.

“O que a gente percebe, após a mudança toda que ocorreu no sistema prisional, é que hoje os próprios internos procuram muito a ressocialização. E esse recorde se dá justamente por eles acreditarem que através da educação que eles vão conseguir mudar a vida deles”, afirma a coordenadora.

Belchior Machado, diretor de Reinserção Social da SEAP, ressalta que a educação, enquanto política pública e assistência às pessoas privadas de liberdade, tem um caráter emancipador. Nesse sentido, defende, o Enem apresenta-se como uma perspectiva de futuro e, por isso, os custodiados são estimulados a se inscreverem.

“Eles sabem que tem a possibilidade de aprovação com o apoio dado pela SEAP. Entendemos que um curso superior abre portas e os afasta da criminalidade”, conclui Belchior.

As provas do Enem PPL estão marcadas para os dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA