logo jornal amazonia

Marinha desmente vídeo de balsa supostamente descartando lixo irregularmente na Baía do Guajará

Segundo a Marinha, a embarcação filmada apenas estava fazendo a dragagem na bacia de manobras

O Liberal
fonte

A Marinha do Brasil desmentiu, na tarde desta quinta-feira (23), vídeos que circulam nas redes sociais de uma balsa que supostamente descarta lixo irregular na Baía do Guajará, em frente a Belém. A força armada disse que as filmagens são de uma "embarcação de empresa contratada pela Base Naval de Val de Cães (BNVC) para realização de dragagem na bacia de manobras e no canal de acesso ao dique seco da BNVC". A operação da embarcação, de acordo com a MB, foi iniciada na primeira quinzena de fevereiro. 

Nas filmagens é possível ver o que parece ser um guindaste da balsa, possivelmente despejando o que, segundo moradores do Combu, seria lixo. Uma residente do local disse à reportagem que "diariamente essa balsa está fazendo descarrego [de lixo] na Baía do Guajará, em frente à Belém, próximo ao cavado. É revoltante. A gente não sabe que tipo de lixo é".

VEJA MAIS

image Dupla de trabalhadores morre durante limpeza de balsa no Marajó; suspeita é asfixia
O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (16) num perímetro do rio Buiusí, entre as cidades de Breves e Bagre

image Rampa de acesso a balsa é inundada durante travessia no rio Tocantins 
O incidente assustou passageiros, contudo, a companhia responsável pela embarcação afirma não haver riscos

image Balsa misteriosa no Marajó: estrutura é uma balsa naufragada em processo de reflutuação
A informação foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente de Melgaço nesta quinta-feira (6)

Entretanto, Marinha explicou que embarcação apenas limpava o trecho filmado. O material  retirado da bacia de manobras está sendo transportado por balsa e depositado em área previamente licenciada pelo O Licenciamento Ambiental da operação foi homologado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a cerca de quatro quilômetros da Base Naval.

image Fortes ventos podem ter contribuido para naufrágio de balsa que vitimou 20 bois em Alenquer
O comandante da embarcação relatou a Capitania Fluvial de Santarém que ventava bastante no momento do acidente; 5 bois conseguiram nadar até a margem

image Capitania Fluvial de Santarém instaura inquérito para apurar naufrágio de balsa em Monte Alegre
O naufrágio ocorreu na manhã desta segunda (19), nas proximidades da Comunidade de Cuieiras, município de Monte Alegre. De acordo com a Marinha, o acidente não teve vítimas

Veja o comunicado da Marinha:

"A Marinha do Brasil informa que as imagens são de embarcação de empresa contratada pela Base Naval de Val de Cães (BNVC) para realização de dragagem na bacia de manobras e no canal de acesso ao dique seco da BNVC, em Belém (PA). A operação foi iniciada na primeira quinzena de fevereiro. O Licenciamento Ambiental da operação foi homologado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O material retirado da bacia de manobras está sendo transportado por balsa e depositado em área previamente licenciada pelo Ibama, a cerca de quatro quilômetros da Base Naval". 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA