CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Incêndio destrói casas no bairro do Guamá; assista

Quatro residências foram destruídas e uma mulher ficou ferida

Redação Integrada
fonte

Dez pessoas ficaram sem moradia depois que um incêndio tomou conta de quatro casas de madeira e deixou quatro residências destruídas. O incêndio ocorreu na Passagem Tiradentes com a Passagem Liberdade, no bairro do Guamá, por volta de 1h da madrugada desta segunda-feira (24). Uma das moradoras teve queimaduras de segundo grau. A vítima foi levada para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, mas recebeu alta médica por volta das 4h da madrugada. Devido ao incêndio, até 11h, cerca de 30 casas ainda estavam sem energia elétrica e os moradores aguardavam a Celpa restabelecer o serviço.

Confira:

Assista o depoimento de Valdenira Siqueira de Souza, 53 anos, moradora de uma das casas incendiadas.

 

A moradora que foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o Metropolitano era a doceira Maria Nazaré de Melo, 47 anos. Ela teve queimaduras de segundo grau e conta que teve que correr junto com o marido pelo meio do fogo para se salvar. "Estávamos dormindo, ouvi uma zoada estranha, pedi para meu marido ver e me disse que estava pegando fogo. Corremos para a cozinha para pegar água e jogar na casa e no pátio para não pegar foto. Mas o botijão estourou lá e o fogo veio todo para cima de casa. O poste também pegava fogo, os fios estavam pingando. Aí tivemos que correr pelo meio do fogo pra não morrer. Todo mundo gritava e ainda tive queimaduras. Outra vez já veio fogo dessa mesma casa e os moradores acudiram, mas agora estava todo mundo dormindo. Muito triste ver a casa da gente pegando fogo. Esperamos que as pessoas e o governo nos ajudem", lamentou a vítima, que teve também o pátio da casa queimado. 

A doméstica Waldenira Souza, 53 anos, foi uma das moradoras que teve perda total do seu imóvel, onde estavam cinco pessoas na hora do incêndio. "Já foi a terceira vez que veio fogo dessa casa do lado da minha. A moradora sempre ingeria álcool e deixava panela no fogo. Duas vezes a gente conseguiu evitar, mas agora foi de madrugada e estávamos todos dormindo. Ainda desci, abri a porta dos fundos e já estava pegando fogo em casa. Tivemos todos que correr e os vizinhos ainda resgataram meu fogão, geladeira e o botijão. Como as casas todas são de madeira, o fogo se alastrou rápido. O mais importante é estarmos com vida e esperamos que o governo nos ajude a reconstruir", contou a doméstica, que está abrigada na casa da filha e morava há 27 anos no lugar. 

Por volta das 9h30, o Corpo de Bombeiros retornou ao local, para elaboração de um laudo que aponte as causas do incêndio.  Além deles, estavam lá representantes da Defesa Civil de Belém e a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), por meio do Serviço de Proteção de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape), para realizarem o levantamento dos danos, a identificação das famílias e, posteriormente, os encaminhamentos necessários
O laudo tinha previsão de ser emitido ainda nesta segunda e serve também para que os moradores que tiveram a casa parcial ou integralmente incendiadas realizem alguns procedimentos junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e ao Serviço de Calamidade Pública (Sicap), da Funpapa, para terem acesso ao apoio alimentar, documentos e aluguel social. 

Segundo a Funpapa, o aluguel social deve sair entre 30 a 45 dias e são disponíveis R$ 500,00 ao mês e durante quatro meses. Além disso, os moradores podem solicitar o Cheque Moradia junto à Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e há possibilidade de adquirirem também ajuda de bens por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). 

DOAÇÕES

As doações para as famílias vítimas do sinistro podem ser feitas em dois pontos: na sede da Defesa Civil Municipal, localizada na avenida Júlio César, n° 1.026. E na Assembleia de Deus, na passagem Mario Adalberto, n°13, entre as passagens Jambu e Liberdade, bairro do Guamá. Telefone: 98439 0646. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA