logo jornal amazonia

Governo dialoga com ex-secretário de segurança pública do RJ

José Beltrame foi um dos idealizadores dos projeto Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio

Redação Integrada
fonte

O ex-secretário de segurança pública do Rio de Janeiro, delegado federal José Beltrame, participou de uma reunião com o governador Helder Barbalho, na tarde desta quinta-feira (10), para tratar sobre segurança pública. Beltrame contou sobre sua experiência no RJ, onde foi um dos idealizadores do projeto Unidade de Polícia Pacificadora, as UPPs, aplicadas naquele estado. De acordo com ele, os resultados foram mais significativos nos locais onde houve a integração das demais áreas do Estado. “Em uma comunidade carente de tudo, o policial é a representação do Estado. Se ele tiver sozinho, até a falta de água é comunicado a ele. Por isso não é possível construir um território de paz sem as demais políticas públicas feitas com eficiência para que os resultados sejam duradouros”, destacou.

A reunião ocorreu no palácio do governo e contou ainda com a presença de toda a cúpula de segurança pública do Pará. Helder Barbalho disse que fez questão de participar de toda a conversa porque a segurança é hoje o maior clamor da população paraense e por isso é a sua principal agenda de governo. “Nosso primeiro ato foi ter a humildade de pedir a Força Nacional, acho que é papel do governante deixar a vaidade de lado e fazer o que é melhor para a população. E fico feliz de que tudo que ouvimos aqui reforça o que estamos trabalhando, de transversalidade entre as áreas do governo para que tenhamos a presença do Estado na vida da comunidade e com isso resultados efetivos na segurança pública”, destacou o governador.

Além do governador Helder Barbalho, participaram da conversa o secretário de segurança pública do Pará, Ualame Machado, juntamente com o comandante geral da Polícia Militar, Dilson Júnior; o diretor do Ciop, Cel Rayol Oliveira; o secretário do sistema penitenciário, Jarbas Vasconcelos; o delegado geral da Polícia Civil, Alberto Barros; os corregedores das polícias e pessoal das áreas técnicas do sistema de segurança pública.

José Beltrame conversou e tirou dúvidas sobre as suas principais experiências no Rio de Janeiro. Ele foi um dos principais articuladores da operação de tomada das favelas da Vila Cruzeiro e da invasão do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, em 2007. Nesta operação foi realizada a apreensão de mais de 42 toneladas de maconha, 330 kg de cocaína, crack, armamentos pesados, grande quantidade de munições, carros e motos, além da desarticulação no tráfico de drogas com a prisão de diversos chefes do narcotráfico.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA