CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Estado dará treinamento a agentes municipais para reforçar segurança

Helder reúne esta tarde na Delegacia-Geral: meta é formar guardas armadas

Vanessa Van Rooijen e Eduardo Rocha
fonte

O governo do Estado vai tentar fortalecer a parceria entre o sistema de segurança pública do Pará e forças de segurança ligadas a vários municípios paraenses. A meta é unir as ações de guardas municipais e agentes de fiscalização de trânsito que atuam em todo o Estado, além de oferecer treinamento para o uso de armamentos - dentro do que prevê a legislação brasileira.

Para isso, uma reunião está ocorrendo agora, na sede da Delegacia-Geral, em Belém, com a presença do governador Helder Barbalho, do secretário de segurança pública do Pará, Uálame Machado, e também do delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira, além de secretários municipais de segurança pública das cidades. 

ARMAS

"Estão unidos e tentam fortalecer a união para diminuir o índice de criminalidade e melhorar a qualidade de vida da população", disse aos presentes o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup), Uálame Machado.

Em seu pronunciamento, por sua vez, Helder Barbalho agradeceu pessoalmente o trabalho e a presença das guardas municipais no encontro.

Antecedendo o início encontro com o governador do Estado, os agentes de segurança receberam orientações da Polícia Federal sobre a flexibilização do porte funcional de armas para guardas municipais.

Para isso, os municípios devem entrar em contato com a PF para solicitar o convênio de armamentos. Cada cidade deve apresentar também serviços de fiscalização e controle interno, por meio de Corregedorias e Ouvidorias.

Além disso, devem ser fornecidas capacitações aos agentes de segurança. 

FORMAÇÃO

Dentro os critérios previstos na atual legislação brasileira, em municípios de 50 mil a 500 mil habitantes o porte de arma só pode ser utilizado em serviço.

O tenente coronel Bentes, representante do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), esclareceu sobre a capacitação a ser feita pela instituição estadual. "Vamos desenvolver o programa 'Segurança Policial', que oferecerá ensino complementar para todos os policiais", afirmou.

Bentes explica que a formação desses agentes para atuação na segurança do Estado será dividido em três vertentes: capacitação presencial, capacitação a distância (online) e trabalho com comunidade.

O Pará conta com 31 municípios com guardas municipais. "A intenção é fortalecer a presença dos agentes de segurança pública nas ruas, para garantir o que é demais caro para a população, a paz e a tranquilidade", afirmou o governador. 

Das 31 guardas municipais, representante de 30 delas participam neste momento de reunião técnica na Delegacia Geral. O Governo investirá  a padronização depois  funcionamento e de procedimentos das guardas municipais.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA