CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Em 11 dias, mais de mil drones proibidos são identificados pela PF em áreas sensíveis da COP 30

Ao todo, as autoridades impediram 124 tentativas de sobrevoo irregular

O Liberal
fonte

Em 11 dias, a Polícia Federal identificou 1.105 aeronaves remotamente pilotadas (ARP) em áreas sensíveis relacionadas à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), em Belém. Nesta quarta-feira (12), a PF divulgou o balanço referente ao período de 31 de outubro a 10 de novembro sobre a detecção e mitigação de drones. De acordo com as autoridades, 124 tentativas de sobrevoo irregular foram impedidas.

As ações de defesa e proteção aérea são coordenadas pelo Centro Integrado de Controle de Aeronaves Remotamente Pilotadas e Contramedidas (CIC-ARP/CM), sob direção da PF e com a participação das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea) e demais órgãos de segurança pública. Nos 11 dias, o sistema de monitoramento identificou as ARPs não autorizadas e mitigou as tentativas de sobrevoo ilegal nas áreas como o Aeroporto Internacional de Belém, o Parque da Cidade e o Porto Outeiro.

O uso não autorizado de aeronaves remotamente pilotadas constitui infração administrativa e pode configurar crime previsto na legislação penal e aeronáutica brasileira, sujeitando o operador a sanções civis, penais e administrativas. A PF ressaltou que a pilotagem de drones está terminantemente proibida nas áreas de interesse da conferência e da segurança presidencial, especialmente nas proximidades do Aeroporto Internacional de Belém, Parque da Cidade, Porto Miramar, Porto Outeiro e locais onde se encontra o Presidente da República.

Monitoramento

A Polícia Federal continuará realizando o monitoramento e as medidas de neutralização necessárias para garantir a segurança do evento e a integridade de todos os participantes.

Esses números reforçam a eficácia do aparato tecnológico e operacional empregado pelo CIC-ARP/CM e pelas instituições parceiras na prevenção de incidentes e na proteção integral dos espaços aéreos estratégicos da COP 30.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA