Base fluvial 'Candiru' ajuda a combater tráfico de drogas e contrabando no Pará
De janeiro a abril deste ano, os agentes da base abordaram cerca de 330 embarcações e mais de 22 mil pessoas
Agentes da base Fluvial 'Candiru', que fica localizada em Óbidos, no Baixo Amazonas, abordaram de janeiro a abril deste ano, cerca de 330 embarcações e mais de 22 mil pessoas. De acordo com as informações, a base foi posicionada de maneira estratégica, justo onde há um grande fluxo de embarcações e rotas na malha hidroviária, o que atrai também o contrabando e o tráfico de drogas. A equipe policial que a integra fiscaliza embarcações e tripulações com o objetivo de combater a criminalidade na região e em todo o Pará.
“Nós sabemos que todo corredor de drogas do rio Amazonas uma hora ou outra passa por esse ponto e instalamos a Base justamente na 'garganta' do Amazonas, na parte mais estreita, onde toda embarcação pode ser parada e fiscalizada. Desde a instalação, as ações têm contribuído significativamente para a desarticulação de grupos criminosos que atuam com o comércio ilegal de drogas, entre outras práticas criminosas”, afirmou Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
VEJA MAIS
Na última grande apreensão feita pela equipe, foram apreendidos 165 kg de maconha/skunk e 840 kg de papel picado com cocaína impregnada. Além disso, em 21 de abril, os policiais localizaram 110 tabletes de skunk, totalizando 117,8 kg distribuídos em caixas de papelão dentro de duas carretas. Os responsáveis pelos veículos foram autuados em flagrante e conduzidos para o cumprimento dos procedimentos cabíveis junto a equipe da Polícia Civil que atua na base.
Os agentes da base Candiru também participaram da apreensão de duas toneladas de drogas e da prisão de 10 homens em uma balsa no município de Santarém, após trabalho investigativo e diligências da Polícia Civil.