MENU

BUSCA

PF apreende helicóptero e Justiça bloqueia R$ 24 milhões em operação contra mineração ilegal no Pará

Os agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em Belém e Parauapebas, no Pará, Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG)

O Liberal

Um helicóptero foi apreendido durante a “Operação Nêmesis” que a Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (27), para combater crimes ambientais e a usurpação de bens minerais da União. A investigação apura um esquema de extração e a comercialização ilegal de manganês em larga escala na zona rural de Marabá, sudeste do Pará, com destino à China.

Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva nas cidades de Belém e Parauapebas, no Pará, de Goiânia (GO) e de Belo Horizonte (MG). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal. Durante as diligências, foram apreendidos, além do helicóptero, um carro, joias e outros bens de alto valor. A Justiça Federal também determinou o bloqueio de R$ 24 milhões, informou, ainda, a PF.

As investigações indicam que a organização criminosa extraía o minério clandestinamente e o comercializava utilizando notas fiscais "esquentadas" para viabilizar a exportação fraudulenta. O esquema movimentou valores milionários, envolvendo a atuação coordenada de mineradoras, intermediários logísticos e operadores financeiros.

VEJA MAIS:

PF desativa garimpo ilegal de manganês em terra indígena do Pará
Atividade era realizada no município de Cumaru do Norte, sudeste do estado. Diversos materiais usados durante os trabalhos foram apreendidos

PF prende diretor da ANM em operação contra mineração ilegal
Ação conjunta da PF e CGU apura crimes ambientais, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo servidores e empresas do setor

A PF informou que apurou ainda que os investigados mantinham uma estrutura para mascarar a origem ilícita do minério, burlando a fiscalização tributária e ambiental. A mineração ocorria em áreas sem título minerário válido e sem autorização dos órgãos competentes. A Operação Nêmesis é um desdobramento de ações anteriores contra a mesma modalidade criminosa, como as Operações Dolos I e II, deflagradas ao longo de 2024.