Agentes prisionais são feitos reféns em Centro de Recuperação Penitenciária; assista ao vídeo
Policiais negociam neste momento com os internos, que tentaram fugir. Um interno ficou ferido

Uma tentativa de fuga foi frustrada no início da tarde dessa quinta-feira (13) no Centro de Recuperação Penitenciária do Pará I (CRPP I). Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), próximo das 18h30, o motim foi totalmente controlado, com os agentes feitos reféns liberados e os internos realocados para as celas. Um interno foi ferido durante a movimentação e encaminhado para a Unidade Básica de Saúde (UBS).
As últimas informações apuradas davam conta que neste início de noite, estão sendo executados os procedimentos de tranca e vistoria. Segundo a Susipe, a casa penal está tornando a normalidade e os internos envolvidos na tentativa de fuga responderão Procedimento Disciplinar Penitenciário (PDP).
O motim foi iniciado no início da tarde, após uma tentativa de fuga frustrada por policiais alocados nas guaritas da casa penal. Eles perceberam a movimentação suspeita e dispararam diversos tiros de advertência. Houve negociação entre representantes da Susipe e os presos.
Vídeos foram divulgados em redes sociais supostamente com o momento da tentativa de fuga.
Os presos tentaram pular a muralha da unidade do complexo, mas a escada que estava sendo utilizada quebrou, impedindo que a ação continuasse. A situação evoluiu para motim com reféns na tentativa dos detentos assegurarem a integridade física deles.
Equipe das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e Batalhão da Polícia Penitenciária (BPOP) estiveram no local dando suporte policial. A equipe da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS) da Susipe está na unidade para dar suporte aos agentes prisionais, bem como as equipes de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI) e Administração Penitenciária (DAP).
Casos anteriores
O CRPP I registrou 5 tentativas de fuga desde o dia 1º de janeiro de 2019. Foram registradas 26 tentativas de fuga nas unidades de todo o estado, no regime fechado. Sendo 16 na Região Metropolitana de Belém (RMB) e 10 no interior.
O CRPP I comporta hoje 1.186 presos e possui capacidade para 685 vagas. O excedente é de 73%.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA