CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Encontrou um animal na rua? Confira 5 dicas de como ajudá-lo!

Oferecer pequenos cuidados aos pets de rua pode auxiliar na promoção da saúde pública e do bem-estar social

Victoria Rodrigues
fonte

Imagine a cena: você está andando em direção ao seu local de trabalho e, de repente, um cachorro vem na sua direção. Ele faz alguns movimentos com um graveto e você resolve brincar com ele no meio da rua. Porém, você também percebe que ele está sujo e não possui nenhuma coleira de identificação; por isso, é dedutível que ele seja um animal que vive na rua, então sua missão agora é ajudá-lo mesmo que por alguns instantes.

No Brasil, cenários como esse citado acima são muito comuns e uma das maiores causas para este problema é o abandono por parte dos tutores, que deixam os seus pets expostos a uma rotina de fome, sede, frio, doenças e violências pelas ruas brasileiras. De acordo com um estudo realizado pelo instituto Mars Petcare, em parceria com um grupo global de especialistas, cerca de 30,2 milhões de cães e gatos vivem atualmente em situação de total abandono no país.

VEJA MAIS

image Dia do Vira-Lata: data celebra diversidade sem raça definida, como o famoso cachorro caramelo
Entenda a origem, conheça os mitos e a importância da adoção consciente

image Mulher pede pensão alimentícia para cachorro ao ex-marido e justiça nega; entenda o caso
Segundo a autora, ela não possuía condições financeiras para arcar com as despesas do animal

image O que passar no chão para o cachorro não fazer xixi? Confira dicas
Saber o que passar no chão para o cachorro não urinar é uma das primeiras etapas para manter a casa limpa e ajudar seu pet a aprender o local certo

Confira 5 dicas para ajudar um animal de rua:

Como forma de ajudar os animais de rua, você pode seguir algumas dessas dicas e promover um gesto de compaixão pela saúde pública e o bem-estar social.

  • Ofereça água e comida

A primeira atitude a se fazer quando encontrar um animal precisando de cuidados na rua é ir atrás de algum mercadinho pela vizinhança para oferecer água e comida ao pet. Na grande maioria das vezes, esses cães e gatos estão há dias sem se alimentar, o que pode desenvolver quadros de fraqueza, desnutrição e maior exposição a doenças.

  • Busque atendimento veterinário

Se você verificar que o animal está com algum ferimento no corpo, ligue imediatamente ou leve ele até um hospital veterinário mais próximo para ser realizado o atendimento necessário, a fim de recuperar a sua saúde. Mesmo se não for possível o resgate, tente pedir ajuda a outras pessoas pelas mídias sociais.

  • Divulgue a foto do animal abandonado

Tire uma foto bem visível, que dê para notar as principais características do animal e poste nos grupos de WhatsApp e por meio dos stories de outras plataformas sociais. Na verdade, muitos tutores estão em busca de seu bichinho que se perdeu há algum tempo e esse pode ser o momento de ajudá-los também!

  • Denuncie os maus tratos

Se você testemunhar algum animal de rua sofrendo com maus tratos, negligência ou abandono, denuncie aos órgãos ambientais, à Polícia ou ao Ministério Público. esses tipos de crimes são previstos por lei e se você ainda tiver fotos, vídeos, data, local e a identidade do agressor, pode facilitar o processo de investigação das autoridades.

  • Ofereça um lar temporário

Mesmo se você não puder adotar o animal de rua, busque dar a ele pelo menos um lar temporário para que ele se acostume até o momento de sua adoção. Desse modo, os pets não estarão mais expostos aos perigos e poderão receber afeto, cuidado, alimentação adequada, além de poder socializar com outras pessoas de sua casa ou com outros animais, se for um abrigo temporário promovido por ONGs.

(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web em Oliberal.com)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pets
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL