CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Tutores devem redobrar os cuidados com seus pets em dias de chuva

Mês de novembro começando e com ele as corriqueiras pancadas de chuva

Fabiana Batista
fonte

Mês de novembro começando e com ele as corriqueiras pancadas de chuva. Diante disso, você que é mãe ou pai de pets deve redobrar a atenção para os adorados banhos de chuva ou andanças por locais alagados com seu bichinho de estimação.

VEJA MAIS

image Dependência emocional em animais: você sabe o que é?
Animais podem se tornar dependentes emocionalmente de seus tutores e isso é extremamente prejudicial para eles

image Existe cachorro e gato gay? Especialistas divergem sobre o assunto polêmico entre tutores de pets
Pesquisa aponta que desde 1999 a tese da homossexualidade no reino animal é estudada e que foi identificada em mais de 1.500 espécies; confira

Não que as chuvas façam mal, o problema é que, neste período, os animais podem ficar mais suscetíveis a algumas doenças. A médica veterinária Marcela Bernal lista as principais zoonoses que podem acometer o seu animalzinho e para evitar tais doenças, acender o alerta é muito importante. Entre as principais doenças listadas estão: leptospirose canina, parvovirose canina, gripe canina e dermatites.   

A médica veterinária Marcela Bernal lista as principais zoonoses que podem acometer o seu animalzinho e para evitar tais doenças, acender o alerta é muito importante. Entre as principais listadas estão: leptospirose canina, parvovirose canina, gripe canina e dermatites.   

 

“É importante ficar atento e não colocar o seu pet em risco. Tomar cuidado com os locais por onde ele anda, principalmente se vai às ruas com frequência, ou onde dorme é fundamental”, diz a veterinária.
 

A médica explica que o local onde o animal fica ou dorme deve estar seco e limpo, assim como a sua pelagem. Animais que ficam muito tempo molhados podem desenvolver dermatites (micoses na pele), uma das doenças mais comuns em tempo chuvoso. O excesso de umidade também pode causar tosse e resfriados nos cães.  

Vale lembrar que os animais adoram os banhos de chuva e as poças d’água que se formam neste período. Se o seu bichinho saiu de casa para uma estrepolia dessas, após a brincadeira, você deve dar um bom banho com sabão e/ou shampoo apropriado e seca-lo. “Animais molhados durante muito tempo podem pegar gripe ou fungos na pele. O ideal é que eles não se molhem sempre”, alerta a veterinária.

image Fique atento às doenças que podem acometer o seu animal no período chuvoso (Reprodução)

Outro risco é em relação à água que corre nas ruas, que pode carregar a bactéria leptospira, presente na urina de ratos e outros animais e causa a leptospirose, doença extremamente grave e que pode levar o seu animal à morte.

Veterinários orientam que tutores tenham alguns cuidados para evitar as zoonoses como: vacinar os cães anualmente contra a leptospirose; vacinar cães e gatos contra a raiva; armazenar alimentos e rações dos animais de maneira correta; trocar a água de suas vasilhas várias vezes ao dia; manter as vasilhas sempre limpas e levar, sempre que possível, o pet a uma consulta com veterinário.

 

 

Pet Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL