Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Pode dar osso para cachorro? Veja o que diz sobre o assunto uma doutora em medicina veterinária

Segundo Luiza Cervenka Assis, os ossos são permitidos sim, contanto que sob supervisão e orientação; ossos de couro e ossos de galinha cozinhos são 'terminantemente proibidos'

Gabriel Mansur

Com o aumento no número de tutores de animais domésticos, muitas dúvidas surgem, entre elas, a prática de dar ossos aos cães. É perigoso dar osso para o animal? Qual o melhor tipo de osso? Essa e outras perguntas foram respondidas pela bióloga com mestrado em comportamento animal e doutora em veterinária, Luiza Cervenka de Assis, na coluna 'Comportamento Animal', do Estadão.

VEJA MAIS

O que fazer em caso de morte de cachorro? Destino indicado é a cremação; descarte em lixeira é crime
Empresa no Pará oferece serviço de cremação de pets; destino irregular dos animais pode levar a reclusão de 1 a 4 anos e multa que pode chegar a 13 mil reais

Cachorro caramelo viraliza ao ‘roubar’ lugar de modelo em aula de fotografia; vídeo
O pet ficou muito à vontade com a turma de alunos do curso e fotografia e fez pose aos estudantes, aparecendo bastante fotogênico nos cliques

Como dar nome a um novo cachorro ou gato: conheça opções criativas
O portal O Liberal.com separou dicas de quais nomes para dar a novo animal de estimação. Veja dicas para escolher e não confundir o animal

Segundo a bióloga, existem infinitos tipos de ossos que podem ser oferecidos aos cães, mas apenas dois que são “terminantemente proibidos": são eles os ossos de couro (aqueles com um nó na ponta) e os ossos de galinha cozidos, que podem quebrar e formar pontas. Os outros tipos devem ser dados sob supervisão e orientação.

Tipos de ossos que podem ser dados aos cães

  • Naturais: podem ser pegos diretamente no açougue. Devem ser congelados durante 72 horas, para eliminar a possibilidade de conter parasitas. O tamanho depende do tamanho do cachorro, nunca sendo pequeno o suficiente para ele engolir.
  • Defumado: Comprados com facilidade no pet shop. Luiza explica que não é a melhor opção, mas é boa para emergências. 
  • Nylon: Esse osso é para cães com potencial bucal avançado e que não podem ingerir calorias. Apesar de durar muito, não deve ser a única opção dos cães.
  • Desidratado: Pescoço e pata de aves desidratados têm se tornado opção de petisco para cães, mas cuidado, a relação osso/boca também vale para esse tipo de osso. 
  • Corda: é uma ótima opção para cabo de guerra, mas não deve ser roído pelo cão, os fiapos podem se soltar e ficar presos nos dentes do animal, ou até mesmo serem engolidos.
  • Pelúcia: Segundo a bióloga, esse tipo de osso não agrada os cães, e sim os tutores. Se for para dar algo útil para o peludo, vá direto no osso de verdade. “A pelúcia só vai ficar explodindo recheio por aí, sem função nenhuma”. 

Ossos estimulam o comportamento natural do cão

Ela explica que apesar de muitos veterinários serem contra, a prática ajuda a entreter o cão e dar foco ao animal. Ela relata o caso de “uma cachorra que odiava receber visitas. Mas se desse um fêmur congelado para ela, podia fazer a festa que fosse, que ela nem ligava”. Ela estimula os tutores de cachorros a serem criativos na hora de dar ossos aos pets:

“A criatividade é o limite para inventar formas de dar o osso delicioso. Nada de dar direto na boca. Vamos aproveitar para trabalhar o olfato e a cognição do cão. Que tal esconder e estimular um caça ao tesouro? E se pendurarmos em algum local para ele ter que pular para pegar? Podemos esconder dentro de uma caixa cheia de outros objetos. Possibilidades não faltam”. 

A doutora em medicina veterinária também explica que existem outras formas de entreter o cão. A novidade fará com que os animais se entretenham e esqueçam de sandálias, plantas, mesas, etc. “Oferecer enriquecimento ambiental é fundamental para uma boa qualidade de vida, já que estamos estimulando um comportamento natural do cão: roer”, finalizou Luiza. 

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Materias
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL