Workshop em Belém debate nova NR-1 e riscos psicossociais nas empresas
O workshop será promovido pelo escritório Xerfan Advocacia S/S, em parceria com a VSafety Consultoria, e reunirá nomes relevantes das áreas jurídica, de saúde e segurança do trabalho (SST) e gestão de pessoas

Empresas paraenses e especialistas em direito do trabalho estarão reunidos no próximo dia 21 de maio, em Belém, para discutir os impactos da nova Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que traz mudanças significativas na forma como as organizações devem lidar com riscos psicossociais no ambiente corporativo. O workshop será promovido pelo escritório Xerfan Advocacia S/S, em parceria com a VSafety Consultoria, e reunirá nomes relevantes das áreas jurídica, de saúde e segurança do trabalho (SST) e gestão de pessoas.
Com uma programação dividida em três blocos temáticos e um painel interativo de debates, o evento será voltado a executivos, gestores jurídicos e profissionais de SST interessados em alinhar suas práticas às novas exigências normativas. A participação é restrita a convidados, com realização em formato presencial e estrutura tecnológica de alto padrão, além de transmissão digital simultânea.
Entre os especialistas confirmados estão os consultores Alessandro Rafael e Mário Júnior, da VSafety, e a advogada Gabriella Mayumi, da Xerfan Advocacia. Os conteúdos abordarão desde os fundamentos da nova NR-1 até estratégias de prevenção de riscos psicossociais, como estresse, ansiedade, assédio moral e burnout, que têm crescido em ambientes de alta pressão organizacional.
A nova NR-1 já entrou em vigor em 2024, mas será exigida de forma plena a partir de 2025, o que exige das empresas uma postura mais ativa na identificação e mitigação de riscos que afetam diretamente a saúde mental dos trabalhadores. Para o advogado Roberto Xerfan Jr., sócio-fundador do escritório que organiza o evento, o momento é decisivo para a construção de uma cultura organizacional preventiva.
“Esse workshop é uma proposta que a Xerfan Advocacia está trazendo para debater a nova NR-1, porque ela exige uma postura mais proativa dos empresários na gestão de riscos ocupacionais, principalmente de ordem psicossocial. Hoje, esses riscos impactam diretamente na saúde dos trabalhadores e a responsabilidade está vindo para a empresa”, afirma Xerfan Jr. Roberto Xerfan Jr., sócio-fundador do escritório que organiza o evento (Divulgação)
Segundo ele, a ideia do evento é reunir líderes empresariais, advogados e técnicos para fomentar o debate sobre compliance trabalhista e governança corporativa. “Convidamos empresas que fazem parte do nosso círculo de clientes, mas também organizações de fora, com o objetivo de promover um ambiente qualificado de discussão sobre as mudanças na legislação e a importância de políticas de prevenção dentro das empresas”, explica.
A expectativa dos organizadores é de que o workshop contribua para qualificar o debate sobre a aplicação prática da NR-1 e apoiar empresas na construção de ambientes de trabalho mais saudáveis, alinhados às exigências legais e aos princípios do compliance trabalhista.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA