CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vida de Papai Noel também exige foco e dedicação

Há 15 anos José Expedito Souza, de 58 anos é o “Bom velhinho” que faz a alegria de crianças e adultos em Castanhal

Patrícia Baía
fonte

Há 15 anos José Expedito Souza, de 58 anos é o “Bom velhinho” que faz a alegria de crianças e adultos em Castanhal. E há nove anos é o Papai Noel oficial do projeto 'Meu Querido Natal', da prefeitura do município. “Quando chega novembro eu já fica na expectativa e começo a entrar realmente no clima e assisto aos filmes de Natal e escuto músicas natalinas”, contou.

VEJA MAIS

image 'Meu Querido Natal': projeto de luz, cores e consciência ambiental em Castanhal
Projeto de programação e decoração natalina ecologicamente correta, que utiliza somente garrafas pet. Este ano foram arrecadadas cerca de 500 mil embalagens.

image Escola das artes São Lucas está com matrículas abertas para novas turmas em Castanhal
São vagas para os cursos técnicos de: Artes Visuais, Canto, Instrumento Musical e técnico em Desenvolvimento de Sistemas; e Dança, Gastronomia e Teatro.

image Uniwise: amigas criam projeto para doação de cestas básicas para pessoas carentes no Natal
Esta será a primeira edição do projeto que pretende oferecer não só o alimento para corpo, mas para a alma também.

Antes de assumir o posto de Papai Noel oficial, Expedito (como é mais conhecido), trabalhava com o personagem apenas em lojas do centro comercial da cidade. Em 2007 tentou uma vaga para Papai Noel da Prefeitura e para isso participou de um concurso. Ele passou, mas não ficou com a vaga.

“Juntou todo mundo que trabalhava com recreação infantil em Castanhal para participar e cada um com a sua roupa de Papai Noel. A prova foi em escolas infantis e nos colocaram e salas de aula e disseram que tínhamos que provar que éramos Papai Noel para as crianças e eu fui o único que conseguiu esse feito. Mas para o prefeito e para os coordenadores da Secretaria de Cultura, que era quem organizava a programação de Natal, eu não tinha cara de Papai Noel e também era muito magro e chamaram um palhaço que era conhecido por “pão” e ele era bem gordinho”, contou Expedito.

A oportunidade veio no segundo ano do projeto 'Meu Querido Natal'. E já são nove anos fazendo a alegria de crianças e adultos na programação da praça do Estrela, aos finais de semana.

image O "Bom Velhinho" faz a alegria de crianças e adultos por onde passa (Patrícia Baía/ O Liberal)

“Este ano eu montei o elenco do projeto com 40 crianças de escolas do município que fazem a abertura do projeto e ainda montei os cenários”, explicou Expedito, que atualmente é funcionário da prefeitura, lotado na Secretaria de Cultura e Turismo e trabalha no projeto Meu Querido Natal que funciona durante o ano todo com a montagem dos cenários e a captação das garrafas pets que compõe toda a decoração de Natal da cidade.

As apresentações do Papai Noel na praça do Estrela, onde acontece o 'Meu Querido Natal', são feitas de sexta a domingo a partir das 18h e para que o “Bom velhinho” fique pronto, Expedito se arruma em tempo record. Em menos de uma hora Papai Noel está pronto com sua roupa impecável, barrigão e barbas longas brancas.

Ao chegar na praça, o Papai Noel se dirige para a sua casa, que foi montada no trem Maria Fumaça. Lá ele recebe crianças e adultos com muito carinho e atenção, mas antes faz uma bela apresentação na frente do palco dançando e animando o público.

“Já são nove anos, mas a cada apresentação é como se fosse a primeira vez. Eu sou apaixonado pelo Natal e por tudo que ele representa na minha vida”, contou Expedito.

image Expedido leva mais de uma hora para se preparar para entrar em ação (Patrícia Baía/ O Liberal)

O começo

Papai Noel não foi o primeiro personagem da vida de Expedito. O palhaço abriu as portas para lado lúdico e animado que sempre esteve dento do Expedito. “Eu tinha 19 anos e um dia estava em uma festa de aniversário e o palhaço não foi, mas roupa do palhaço já estava lá e a dona da festa, que era minha amiga, disse que eu era o único que tinha cara de palhaço e eu disse que nunca tinha feito aquilo. Eu era marcador de quadrilha e fazia o personagem do coronel na minha quadrilha, mas resolvi assumir o personagem de palhaço e usei batom e pasta de dente como maquiagem e fui um sucesso. Depois desse episódio eu fui me especializar e comecei a fazer cursos de recreação, de palhaço e de dança”, disse Expedito.

image José Expedito cuida de cada detalhe para encantar o público (Patrícia Baía/ O Liberal)

Hoje ele trabalha há 30 anos como palhaço. E qual será seu personagem preferido? “Eu amo ser palhaço e amo ser Papai Noel. Não sei viver sem representar os dois e por isso não tenho um preferido”, explicou.

Cartinhas

image Papai Noel recebe muitas cartinhas e os pedidos são os mais diferentes possíveis (Patrícia Baía/ O Liberal)

Além de receber o carinho e muito amor das crianças, Papai Noel também recebe cartinhas com pedidos de presentes e cada uma delas emociona o Bom velhinho. “As crianças que me entregam são na maioria de família simples, assim como seus pedidos. Elas pedem mais amor e união em suas casas, pedem material escolar e raramente um brinquedo ou coisas mais caras como um celular. Isso me emociona muito e lembro de uma criança que pediu que os pais não brigassem mais”, relatou Papai Noel.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ