Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Sistemas agroflorestais beneficiam famílias ribeirinhas em Oriximiná

Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAF’s) implantado no município de Oriximiná, oeste do Estado, incentiva a geração de renda e segurança alimentar às famílias ribeirinhas

Ascom/MRN

Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAF’s) implantado no município de Oriximiná, oeste do Estado, incentiva a geração de renda e segurança alimentar às famílias ribeirinhas, além da promoção da sustentabilidade econômica e ambiental. De responsabilidade da Mineração Rio do Norte (MRN), cinco comunidades do município, que totalizam 29 famílias, são beneficiadas pelo projeto. O SAF’s apresenta uma alternativa de restauração ambiental, associando as produções de espécies arbóreas, agrícola e avicultura para as comunidades escolhidas.

VEJA MAIS

Conselho Estadual da Mulher Empresária do Pará realiza encontro estratégico com lideranças femininas
O programa foi lançado no dia 23 de agosto, com a adesão de 30 empreendedoras, que participarão de qualificações sobre gestão financeira, empresarial e marketing digital

Exclusiva para doenças gripais, a 'Casinha do Papai Noel' registra baixa procura em agosto
A Casinha do Papai Noel está localizada no bairro Prainha e foi reativada para dar retaguarda nos atendimentos da covid-19 em Santarém

Ufopa vai produzir fitoterápicos para tratar a saúde mental
Farmácia da Ufopa aguarda apenas a liberação da Anvisa para iniciar a produção

“Estes sistemas sustentáveis são um bom negócio tanto para os produtores quanto para o meio ambiente. Trazem inovação para o setor e são essenciais para implementar transformações nas comunidades, com base nos conhecimentos aprofundados sobre a promoção da agricultura, um importante trabalho e meio de vida de muitos comunitários. Também é observado o cuidado com as florestas, favorecendo os modelos de reflorestamento com espécies nativas da região”, explica a gerente geral de Relações Comunitárias da MRN, Jéssica Naime.

Maria Socorro Repolho, moradora da comunidade Bom Jesus, no Lago Batata, participa do SAFs há mais de 8 anos com a produção de mudas, hortaliças, legumes, verduras, frutas e criação de galinhas. Ela relata que o projeto trouxe uma nova perspectiva para a relação com a terra e com os animais.

“Eu e meus quatro filhos participamos do projeto. Faço a venda dos produtos nas casas vizinhas, feiras no distrito de Trombetas e para os mercados locais. Mas também é para o nosso alimento, tanto as folhagens, como as frutas, ovos e galinhas”, conta.

Maria relata que a atividade é passada de gerações na família. “Eles me acompanham na agricultura desde bem novos, e hoje, cada um tem seu sítio próprio. É algo que faz parte das nossas gerações. Começou com os meus pais, passou para mim, e agora para meus filhos”, contou.

Capacitação

O Safs promove capacitação, cursos, assistência técnica, além de visitas domiciliares e aos campos de produção. Segundo a coordenação do projeto, para este ano há um cronograma de atividades nas comunidades até dezembro.

Participantes também recebem auxílio para melhorar os processos de produção e vendas (Divulgação/ Safs/MRN)

 “Serão realizados cursos de horticultura, fruticultura, produção de mudas, manejo de sementes e solo, manutenção de equipamentos, por exemplo, que são voltados para um suporte mais técnico aos agricultores, além das visitas técnicas para acompanhar o desempenho das plantações”, explica Juliana Mello, executora do projeto pela empresa Florestas, consultoria contratada pela MRN para dar assistência técnica às comunidades.

Os participantes do projeto também recebem auxílio para melhorar os processos de produção e vendas, entre eles cursos de precificação, empreendedorismo e manipulação de alimentos. Além de oficinas de produção de doces, geleias e licores, desidratação de frutas, com comercialização de produtos em feiras e mercados, que aprimoram todo esse trabalho e movimentam a economia da região.

Palavras-chave

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ