MENU

BUSCA

Sespa investiga 48 casos suspeitos de síndrome de Haff no Pará; 31 são em Santarém

O primeiro caso suspeito da doença no município de Santarém foi divulgado no dia 7 de setembro do ano passado.

Ândria Almeida

O Pará soma 48 casos suspeitos de síndrome de Haff, popularmente conhecida como doença da urina preta.  A informação foi divulgada na noite desta segunda-feira (19) pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ainda de acordo com a secretaria, os casos suspeitos são nos municípios de Santarém,  Monte Alegre, Terra Santa e Mojuí dos Campos.

Em nota, a Sespa informou que dos 48 casos suspeitos da doença, 31 são de residentes do município de Santarém, dois de Mojuí dos Campos, um do município de Monte Alegre e um em Terra Santa.

VEJA MAIS

Urina Preta: Mocajuba registra três casos compatíveis com a doença
De acordo com a prefeitura da cidade, os pacientes teriam consumido o peixe Pacu

Urina preta: Santarém registra 3 casos suspeitos de Síndrome de Haff
Outros 5 casos suspeitos estão sendo investigados no Pará

A nota da Sespa ressalta que não há um exame específico para confirmação do diagnóstico da doença. “A confirmação se faz pela avaliação dos sintomas, exames laboratoriais de rotina e dados epidemiológicos”, destacou.

Neste ano, em todo o Pará, a Sespa informou que notificou um total de 53 casos suspeitos da doença, dos quais 48 continuam sob investigação.

Casos no Pará em 2021

De acordo com a Sespa, em 2021 foram 25 casos suspeitos no estado, sendo divididos entre os seguintes municípios: Belém (02), Santarém (13), Juruti (03), Almeirim (02), Afuá (02), Breves (02) e Trairão (01).

 

Pará