MENU

BUSCA

Urina preta: Santarém registra 3 casos suspeitos de Síndrome de Haff

Outros 5 casos suspeitos estão sendo investigados no Pará

Ândria Almeida/ O Liberal

Três casos suspeitos de síndrome de Haff estão sendo investigados no município de Santarém, oeste do Pará. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) na noite desta terça-feira (28).

Ainda de acordo com a Sespa, o Pará tem 8 casos suspeitos da doença. Desses, 3 são em Santarém, 3 em Óbidos, incluindo 1 óbito em investigação, 1 em Monte Alegre e 1 em Terra Santa.

Em  Monte Alegre, um homem, de 35 anos, passou mal após ter consumido peixe da espécie Pacu. Ele foi encaminhado para o Hospital Municipal de Santarém, na segunda-feira (27), onde recebe tratamento como um caso suspeito da doença.

VEJA MAIS

Casos suspeitos de síndrome de Haff registrados no Pará podem ficar sem confirmação da doença
A Sespa afirma que as amostras encaminhadas ao laboratório de referência servirão para pesquisas da provável causa dos sintomas,  não para confirmação dos casos.

Ação distribuirá quase 13 toneladas de alimentos à pescadores de 41 comunidades de várzeas, em Santarém
Setor pesqueiro vive crise causada pela divulgação de casos suspeitos da Síndrome de Haff no município

VÍDEO: Pará está há 13 dias sem novos casos suspeitos de urina preta
Última notificação foi no dia 28 de outubro, em Santarém. Desde então, a crise de saúde que afetou o setor pesqueiro parece ter estagnado


VÍDEO: Ribeirinhos contam como as suspeitas de casos afetam a vida
O rio, que antes era fonte de renda, agora traz o peixe apenas para consumo

Já no município de  Óbidos, os três casos suspeitos da doença foram notificados na sexta-feira (24). Os três pacientes são da mesma família, sendo pai, mãe e filha. A esposa e o esposo, que possuía comorbidades, foram transferidos para atendimento em Santarém. O homem não resistiu e evolui a óbito na última sexta-feira (24). A esposa recebeu alta médica e retornou para Óbidos, onde segue sendo monitorada.

 

Pará