CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Saiba como alterar o primeiro nome de adultos e de recém-nascidos direto no cartório

Lei trouxe mudanças em relação ao registro e alteração de nomes

O Liberal

Alterar o primeiro nome diretamente em Cartório de Registro Civil, independentemente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou de conveniência (salvo suspeita de vício de vontade, fraude, falsidade, má-fé ou simulação) e de decisão judicial, passou a ser permitido no Brasil a qualquer pessoa maior de 18 anos e possibilitou 29 mudanças no primeiro mês da nova regra, no Pará. A Lei Federal nº 14.382/22, que cita a mudança, entrou em vigor em junho deste ano.

VEJA MAIS

image Casamento: Pará registra aumento de quase 5% de uniões após lei que reduz prazos em cartórios
Dados da Arpen Pará comparam os meses de agosto de 2021 e de 2022, com mais de 17 mil casamentos nos cartórios paraenses de janeiro a agosto

image Cartório diz que estelionatários estão aplicando golpes em nome do estabelecimento
Criminosos estariam se passando por funcionários e cobrando dívidas inexistentes

image Mudança de nome pode ser feita em cartório civil; saiba como
Lei garante o direito à personalidade, afirma registrador

Para realizar o ato diretamente em Cartório de Registro Civil, é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça à unidade com documentos pessoais (RG e CPF). O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei, e que varia de acordo com a unidade da federação.

Caso a pessoa queira voltar atrás na mudança, deverá entrar com uma ação em juízo. Feita a alteração, o Cartório de Registro Civil a comunicará aos órgãos expedidores do documento de identidade, do CPF e do passaporte, bem como ao Tribunal Superior Eleitoral, preferencialmente por meio eletrônico.

A lei também inovou ao permitir a mudança de nome de recém-nascido em até 15 dias após o registro, no caso de não ter havido consenso entre os pais sobre como a criança vai chamar. Esta inovação, que também poderá ser realizada diretamente em Cartório de Registro Civil, possibilita a correção em muitos casos onde a mãe está impossibilitada de comparecer ao cartório em razão do parto e o pai ou declarante registra a criança com um nome diferente do combinado.

image Após um mês chamando o filho de Antony, mulher descobre nome real da criança: 'Cristiano Ronaldo'
Pai registrou a criança e não contou nome verdadeiro à mulher, que compartilhou o momento exato que recebeu a certidão de nascimento com o nome do jogador do Manchester United

image Promessa é dívida: torcedor batiza filho em homenagem a quatro jogadores do Flamengo; confira
Gabriel Henrique Arrascaeta Ribeiro de Mattos nasceu em outubro de 2020 e seu nome é fruto dos títulos conquistados pelo Rubro-Negro em 2019

image Whindersson Nunes conta que não aprovou nome sugerido por seu pai para o filho
Hildebrando Batista conseguiu ter uma ideia ainda mais diferente do que o nome dado ao filho

Para realizar a alteração do nome e do sobrenome do recém-nascido, é necessário que os pais estejam em consenso, apresentem a certidão de nascimento do bebê e os documentos pessoais (CPF e RG). Se não houver consenso entre os pais, o caso deverá ser encaminhado pelo cartório ao juiz competente para a decisão.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ