Ruído: campanha conscientiza população sobre efeitos na infância

Iniciativa reúne técnicos da UFPA e contará com webinar nesta quarta (27)

O Liberal
fonte

Uma oportunidade para quem quer saber um pouco mais sobre como o ruído afeta as pessoas no dia a dia é conferir o webinar "Efeitos do Ruído na Infância" a ser transmitido pelo canal do Youtube Copege Fiocruz, das 9h30 às 11h30 desta quarta-feira (27). A campanha Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, que transcorre na última quarta-feira de abril, no caso, hoje (27), é organizada pela Regional Norte da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac Norte) e conta com o apoio do Laboratório de Acústica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (LAAC), do Instituto de Ciência e Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O foco é alertar e conscientizar a população local sobre os efeitos do ruído na saúde, na qualidade de vida e no meio ambiente e sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado por suas atividades diárias. No dia 1º de maio, na Praça da República serão distribuídos panfletos e feita a divulgação de informações detalhadas sobre a preservação da saúde auditiva infantil. A ação contará com a presença de membros da Sobrac Norte e do LAAC.

“O objetivo é conscientizar a população brasileira sobre o ruído e seus efeitos. Isso inclui a conscientização sobre os efeitos do ruído na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente, bem como a conscientização sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias. Em virtude da natureza irreversível e cumulativa dos danos à saúde auditiva, torna-se fundamental a educação sobre a preservação da audição ainda na infância”, informa o coordenador local da campanha, Paulo Chagas.

O ruído provoca desconforto ao ouvinte. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ruído deve ser considerado uma questão de saúde pública por se tratar de poluição sonora, capaz de causar problemas na audição, prejuízo cognitivo, distúrbios do sono e doenças cardiovasculares.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ