Rancho Não Posso Me Amofiná é a escola campeã do Carnaval de Belém

Apuração foi realizada na manhã e na tarde de sábado,17, na avenida Marechal Hermes, com a presença das torcidas

Portal ORM com informações da Agência Belém



O Carnaval de Belém já tem sua grande campeã. O Rancho Recreativo Escola de Samba Não Posso Me Amofiná, do bairro do Jurunas, foi a escola vencedora do Carnaval 2018. A apuração foi realizada na manhã e na tarde de sábado,17, na avenida Marechal Hermes, com a presença maciça das torcidas das escolas de todos os grupos e blocos carnavalescos. 

Com o enredo “Seis cores por um mundo melhor, celebração do orgulho de ser diferente e não desigual”, o Rancho desfilou com mais sete escolas do primeiro grupo, no dia 4 de fevereiro. A escola campeã levou para a avenida mais de 1.200 brincantes, distribuídos em dez alas, dois carros alegóricos e duas coluna. O Rancho conquista o 34º título em 84 anos de história.

Com a diversidade como tema, a intenção era mostrar um mundo melhor e tolerante, explica o presidente da agremiação, Fernando Santos: “A gente acredita que um mundo melhor é o mundo da liberdade, da tolerância, da fraternidade e da união. O povo LGBT é muito sacrificado e sofrido. Foi a nossa forma de prestar a nossa homenagem e levantar a bandeira da paz e da tolerância”.

Integrante da bateria do Rancho há 13 anos, o técnico em informática Jorge Rodrigues não conteve a emoção com a conquista. “É muito emocionante. Estamos esperando esse tempo todo pelo Carnaval, com muito trabalho o ano todo. É muita emoção”, disse, com os olhos marejados.

Na segunda colocação ficou a tradicional escola Bole Bole, do bairro do Guamá, que esse ano levou para a avenida o enredo “Bole-Bole pinta sete cores”, em homenagem ao arco-íris e à diversidade, levando mais de 1.200 brincantes em 10 alas. Para o presidente da escola, Paulo Alcântara, o segundo lugar é para ser comemorado: “Pelo tamanho da nossa escola e todo ano brigando pelo título, esse segundo lugar está de bom tamanho”.

A terceira colocação ficou com a escola Império do Samba Quem São Eles, do bairro do Umarizal, que contou a história da estrada de ferro Belém-Bragança.

Para o presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Fábio Atanásio, a avaliação do carnaval 2018 é positiva. “A intenção é oferecer à população de Belém, ao povo paraense, tudo aquilo que está à altura desse povo, com dignidade, com correção e qualidade. É isso que nós queremos sempre fazer e realizar, sempre no espírito de paz, pois evidentemente a nossa aliança é pela paz. Portanto, a avaliação é a mais positiva possível. Nós estamos felizes e esperamos que consigamos otimizar mais e mais esse processo, para que Belém tenha aquilo que de fato merece: um Carnaval à altura dos seus brincantes”.   

Vencedores do grupos de acesso e blocos também comemoram

Os campeões do segundo e terceiro grupos das escolas de samba e dos blocos carnavalescos também foram conhecidos nesse sábado. A Embaixada do Império Pedreirense, do bairro da Pedreira, se consagrou campeã do segundo grupo, com o tema “Bumba meu boi” e conseguiu o acesso para o grupo 1. Para a presidente da escola, Rita Sá, o primeiro lugar foi mais que merecido. “Era um grito que estava preso na garganta, estávamos precisando voltar ao grupo especial. Esse troféu é merecido e é para a comunidade da Pedreira”.

No terceiro grupo a grande campeão foi a Império Jurunense , que conseguiu o acesso para o segundo grupo.

No primeiro grupo dos blocos carnavalescos a vitória ficou com a Mexe-Mexe, e no segundo grupo a conquista foi da Mocidade Alegrense da Pedreira.

No distrito de Outeiro, a escola Associação Carnavalesca Raio X ficou com o primeiro lugar. Entre os blocos, a vitória foi do Grêmio Recreativo Cultural Gaviões do Samba.

Já em Mosqueiro, a vitória foi da Escola de Samba Peles Vermelhas.

No distrito de Icoaraci, a escola de samba campeão foi a Boêmios da Vila Famosa e dos blocos o campeão foi a Associação Carnavalesca Unidos da Vila São Roque.

Confira a classificação das escolas:

1º Grupo

1. Rancho Não Posso Me Amofiná (198,1 pontos)

2. Bole Bole (198 pontos)

3. Quem São Eles (197,2 pontos)

4. Piratas da Batucada (197 pontos)

5. Xodó da Nega (194,7 pontos)

6. Matinha (194.3 pontos)

7. Deixa Falar (193,9 pontos) 

8. A Grande Família (191,5 pontos)

2º Grupo

1. Embaixada do Império Pedreirense (195,5 pontos)

2. Escola de Samba Habitat do Boto (193 pontos)

3. Associação Carnavalesca Cacareco (189,5 pontos)

4. Embaixadores Azulinos (188 pontos)

5. Mocidade Unida do Benguí (183,5 pontos)

6. Mocidade Botafoguense (181,5 pontos)

7. Alegria- Alegria (167,5 pontos)

3º Grupo

1. Império Jurunense (197 pontos)

2. Coração Jurunense (193,5 pontos)

3. Mocidade Olariense (193,5 pontos)

4. Parangolé do Samba (190 pontos )

5. Rosa de Ouro (186,5 pontos)

6. Rosas da Terra Firme (183,5 pontos)

7. Nova Mangueira (182,5 pontos)

8. Paixão Rubro Negra (163,5 pontos)

9. Portela (160,0 pontos)

Blocos Carnavalescos

1º Grupo

1. Mexe-Mexe (98,5 pontos)

2. Sapo Muiraquitã (96,6 pontos)

3. Estrela Reluzente (95,9 pontos)

4. Chupicopico (95,1 pontos)

5. Encanto do Pará (94,6 pontos)

6. Unidos da Pedreira (94,2 pontos)

7. Mocidade Unida do Umarizal (91,6 pontos)

8. Quem é Quem na Folia (91,4 pontos)

2º Grupo

1. Mocidade Alegrense da Pedreira (93,3 pontos)

2. Estação Terceira (92,1 pontos)

3. Mocidade Independente do Samba (90 pontos)

4. Acadêmicos da Terra Firme (89,8 pontos)

5. Cheiro Cheiroso (83,1 pontos)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ