Qualidade da água no Pará deve ser monitorada com mais 137 pontos, diz Semas

O programa também disponibilizará uma premiação pelo cumprimento das metas de monitoramento e divulgação de dados de qualidade da água e medição de vazão em rios

O Liberal
fonte

A rede de monitoramento da qualidade da água será ampliada no estado. Em 2022, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) planeja criar mais de 137 pontos de coleta e monitoração. Desde a adesão estadual ao Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), os técnicos da Semas já estabeleceram 96 pontos em 44 municípios.

VEJA MAIS

image Cinco comportas são abertas na Usina de Tucuruí para manter o reservatório em faixa segura
A manobra é necessária para dar vazão à água do rio Tocantins e estabilizar o nível do lago

Para o coordenador de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, Saulo Carvalho, a vigilância da qualidade da água é importante devido à diversidade dos rios do Pará. "O monitoramento de qualidade dos rios do Pará é, sem dúvida, muito importante, na medida em que se tem uma diversidade de corpos hídricos no estado, além de ratificar que não existe atividade econômica-industrial sem acesso à água. Desta forma, a sociedade pode ter acesso a dados de vários pontos de coleta e pode ser o ponto de partida de muitos estudos relacionados à água por parte dos Institutos de Ensino e Pesquisa, uma vez que os dados seguem um rigoroso padrão de qualidade", afirma. 

Monitoramento dos rios

Para isso, a Semas contratou o laboratório particular Controle Analítico LTDA para analisar parâmetros físico-químicos, microbiológicos e biológicos dos pontos de rio monitorados. O procedimento  é realizado de duas formas: uma em campo, com utilização de uma sonda multiparamétrica modelo EXO1 e com análises laboratoriais, que avaliam os parâmetros já citados. 

Além disso, também são medidas a vazão dos rios para análise da disponibilidade hídrica. A metodologia adotada é realizada pelo laboratório, devidamente certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Os dados coletados são publicados em boletins de qualidade da água e disponibilizados no Portal Hidromet (www.semas.pa.gov.br/hidromet) como fonte de consulta para estudos ambientais e pesquisas acadêmicas.

A Secretaria já planeja a construção de uma rede de vigilância hidrológica para formar base de dados para avaliação da qualidade da água dos rios do estado. Ademais, também opera a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade da Água (RNQA) e disponibiliza os dados do monitoramento à sociedade, como parte do cumprimento de metas estabelecidas pelo Qualiágua. 

(Karoline Caldeira, estagiária sob a supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ