Marcon em Belém: veja o que se sabe sobre a visita do presidente da França à capital do Pará

Emmanuel Macron estará no Brasil entre os dias 26 e 28 de março para discutir assuntos como a COP 30

Hannah Franco
fonte

Em visita oficial ao Brasil entre 26 e 28 de março, o presidente da França, Emmanuel Macron, terá Belém como um dos destinos. A visita, que antecede a 30ª Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada na capital paraense em 2025, será marcada por agendas com o presidente Lula e o governador Helder Barbalho, além de reuniões sobre cooperação em bioeconomia e proteção da Amazônia.

Nesta sexta-feira (08/03), o ministro das cidades, Jader Filho, afirmou que o presidente francês estará na capital paraense no dia 26 de março. 

VEJA MAIS

image Lula terá encontro com Macron em Belém para discutir Amazônia
Presidente francês estará em março na capital paraense

image Helder Barbalho recebe embaixador da França para tratar da vinda de Macron ao Brasil
A pedido do presidente Lula, Emmanuel Macron deve vir ao país para a assinatura do termo de cooperação em torno da bioeconomia e da Amazônia

Macron terá encontro com Lula em Belém

Macron se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Belém no dia 26 de março para discutir a COP 30 e outros temas de interesse mútuo. A assinatura de um termo de cooperação em bioeconomia e Amazônia está prevista para a ocasião.

No último sábado (24), o governador do Pará, Helder Barbalho, se reuniu com o embaixador francês, Emmanuel Lenain, para discutir a agenda de Macron em Belém. A visita deve incluir visitas a projetos e comunidades, além de avaliar, por exemplo, a logística e o esquema de segurança de líderes globais na cidade. 

"Recebi o embaixador da França Emmanuel Lenain para definir pontos importantes sobre a estruturação da vinda do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Brasil, a convite do presidente Lula, para a assinatura de cooperação em torno da bioeconomia e da Amazônia", escreveu o governador em suas redes sociais. 

image Helder Barbalho com o embaixador francês Emmanuel Lenain. (Instagram/@helderbarbalho)

image COP 30: Governo e Marinha se reúnem para alinhar utilização de navios como alojamento para o evento
A vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, e o vice-almirante, Antônio Capistrano, Comandante do 4° Distrito Naval, se reuniram nesta terça-feira (20) para discutir o projeto.

image Em preparação para a COP 30, BNDES destina R$ 140 milhões em crédito para o turismo em Belém
O investimento visa apoiar micro, pequenos e médios empresários do setor para garantir o atendimento aos visitantes durante a realização do evento

Veja o roteiro da viagem de Macron no Brasil

O ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, Stéphane Séjourné, esteve no recentemente no Rio de Janeiro para a primeira reunião de chanceleres do G20. Na ocasião, o representante aproveitou para acertar os detalhes sobre a visita do presidente francês no Brasil. Segundo o ministro, a agenda oficial de três dias deve incluir outras três cidades brasileiras. Após sua passagem por Belém, Macron visitará Itajaí, Brasília e São Paulo.

Na cidade catarinense Itajaí, ele conhecerá o projeto naval mais moderno já desenvolvido no Brasil. Em seguida, ele deve se reunir com autoridades do governo federal em Brasília. E em São Paulo, sua agenda ainda não foi detalhada. Macron estará acompanhado de Lula em toda sua visita.

image Presidente Lula e o presidente Emmanuel Macron, em Paris. (Foto: Ricardo Stuckert)

Ausência na Cúpula da Amazônia

Em agosto de 2023, Macron não compareceu à Cúpula da Amazônia, que aconteceu em Belém. O evento reuniu chefes de Estado dos países amazônicos e o líder francês foi convidado para participar da Cúpula como representante da Guiana Francesa, mas ele decidiu não viajar para a capital paraense.

A ausência do chefe de estado foi criticada pela imprensa francesa. O jornal Libération afirmou que a decisão de Macron não condizia com seus posicionamentos. "Essa ausência é incompreensível, dada a importância dessa região: não é possível se declarar preocupado com os desafios ambientais e depois dar as costas a um evento como esse", afirmou o Libération na época.

"Seria importante que ele viesse, porque não é ficar falando da Amazônia lá da Europa. Venha conhecer a Amazônia. Venha ver como vive o povo ribeirinho, como vivem os nossos indígenas", afirmou Lula na oportunidade.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ