Ponte Rio Moju é religada e está pronta para a fase de concretagem

Colocação da última aduela na ponte reconstruída pelo governo do Estado conclui o tabuleiro de quase 270 metros e deixa a obra na reta final

Redação Integrada, com informações da Agência Pará

A colocação dos dois últimos paredes de aduelas na ponte sobre o Rio Moju encerrou, nesta segunda-feira (13), mais uma etapa da obra de reconstrução da ponte. Agora, o obra entra na última fase, que é a concretagem e asfaltamento da pista. Composta por 10 pares de aduelas, mais uma de ligação, a colocação da parte final de 2 metros, conhecida por fecho, consolidou a união dos trechos remanescentes do desabamento . Desta forma, o tabuleiro (pista) está concluído, com 268 metros de comprimento.

“Com essa última parte agora instalada, entramos na etapa final de concretagem das lajes de solidarização do tabuleiro, onde em seguida serão realizados os testes de carga com veículos pesados trafegando em velocidade. Somente após será feita a pavimentação, para que estejamos garantindo que ainda no mês de janeiro esta ponte seja entregue à população, restabelecendo o fluxo de veículos da Alça Viária, trazendo à normalidade para as pessoas que necessitam deste importante acesso de interligação do nosso Estado”, destacou o governador Helder Barbalho, que esteve no local acomnhando os trabalhos nesta segunda-feira.

Cerca de 1 milhão de pessoas utilizam por mês o corredor da Alça Viária, que faz parte da Rodovia PA-483. Com o fechamento dos dois vãos e a instalação de todos os 40 estais (cabos de aço), faltam agora apenas serviços de montagem de guarda-corpo e finalização da sinalização rodoviária horizontal e vertical na ponte.

A nova solução para a segurança da ponte Rio Moju, no modelo ponte estaiada, possibilitou dois novos canais de navegação, com 134 metros de largura cada um (antes era de 64 metros), que permitem uma navegação adequada aos comboios de balsas. A segurança desse trecho está garantida com a instalação de três defensas flutuantes (denominadas dolfim) para proteção das fundações, altamente resistentes a grandes impactos.

 

 

 

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM PARÁ