Mudança na tradição: Domingo de Ramos é realizado sem procissão

Medida seguiu orientação da Arquidiocese para proteção contra coronavírus

João Thiago Dias

Este ano, devido às orientações das autoridades de saúde por conta do novo coronavírus, católicos de vários países vão viver o Domingo de Ramos (05) de forma diferente: sem procissão, para evitar aglomeração, e com celebrações privadas que serão transmitidas pelos meios de comunicação e redes sociais das paróquias. A Igreja Católica sugere que as famílias coloquem ramos em lugar de honra das residências, como janelas, portas e portões. A programação diferenciada com transmissões seguirá ao longo da Semana Santa.

A Arquidiocese de Belém, por exemplo, montou um esquema de liturgia a portas fechadas, restrita apenas aos celebrantes e auxiliares. Neste domingo, serão duas celebrações: às 8h30, na Catedral Metropolitana, com o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa; e ao meio-dia, na Capela da Residência Episcopal, com o Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro. 

As medidas de segurança seguem indicações e sugestões do Papa Francisco e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em um comunicado divulgado para a imprensa pela Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa frisou a importância da adequação. “Nenhuma casa fique sem a acolhida jubilosa de Jesus, portador de salvação, vida, saúde e liberdade: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!’”, disse.

Em outro trecho do comunicado, foi reforçada mensagem do Domingo de Ramos. "Este dia recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e manifesta a vinda do Reino que o Messias realizará na Páscoa de sua morte e ressurreição. A celebração dá início a Semana Santa, período em que se recomenda que seja vivido profundamente no recolhimento", explicou o texto.

"Nas missas transmitidas pela Rede Nazaré, assim como nas missas de nossas Paróquias, transmitidas pelas redes sociais, haverá a bênção dos Ramos, após a leitura do Evangelho que narra a entrada de Jesus em Jerusalém, logo no início da Missa, no lugar do Ato Penitencial", acrescentou o comunicado.

As celebrações pela Rádio 91,3 FM, TV Nazaré canal 30.1, Portal (www.fundacaonazare.com.br), bem como as mídias sociais da Arquidiocese. As demais paróquias transmitem suas programações por suas próprias mídias.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 
Transmissão pelos veículos de comunicação da Arquidiocese de Belém

05/04 - Domingo de Ramos 
8h30 - Presidência de Dom Alberto Taveira Corrêa 
12h - Presidência de Dom Antônio de Assis Ribeiro 

06/04 a 08/04 - Semana Santa 
12h -Missa - Dom Alberto e Dom Antônio 

06/04 - Segunda-feira Santa 
09h - Missa do Crisma (Santos Óleos)

09/04 - Quinta-feira Santa 
18h - Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés)

10/04 - Sexta-feira Santa 
12h - Sermão das 7 Palavras - Cônego Vladian Silva Alves 
17h - Liturgia da Palavra - Celebração da morte do Senhor

11/04 - Sábado Santo 
19h - Vigília Pascal na Noite Santa

12/04 - Domingo da Páscoa 
09h - com Cônego Roberto Emílio Cavalli Junior 
12h - com Dom Alberto e Dom Antônio

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM PARÁ