Mais 15 pacientes do Amazonas chegam ao Pará para tratar covid-19

Ao todo, o Estado já recebeu 26 pacientes do Amazonas; desses, quatro faleceram

Redação Integrada, com informações da Agência Pará

Mais 15 pacientes chegaram ao Pará, na noite dessa quinta-feira (4), para receber tratamento contra a covid-19. Ao todo, o Estado já recebeu 26 pacientes do Amazonas: seis ainda continuam internados em leitos de UTI, dois estão em leitos clínicos, 14 já receberam alta médica e quatro faleceram. Todos foram encaminhados ao Hospital de Campanha do Hangar.

Os pacientes, três mulheres e 12 homens, são considerados casos moderados da doença e tiveram suporte de oxigênio durante a viagem. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu do município de Tefé (AM) na tarde de quinta transportando 12 pacientes. O voo fez escala na capital Manaus, onde embarcaram mais três pessoas doentes, e de lá veio para Belém.

"Foi um voo tranquilo. Os pacientes não tiveram agravos durante o percurso e as paradas técnicas ocorreram dentro do prazo estimado", informou Carla Figueiredo, diretora Técnica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Onze ambulâncias já os esperavam no Complexo Ala 9 da Base Aérea, no bairro da Pratinha, para encaminhá-los ao hospital. Eles foram recebidos por profissionais voluntários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, médicos da equipe da UTI do Hospital de Campanha e equipe de ambulâncias da iniciativa privada, que auxiliaram no transporte.

Os pacientes passaram pelos processos de identificação, triagem e reclassificação. "Esse procedimento é necessário, pois alguns pacientes acabam desestabilizando durante o voo. Ao chegarmos ao Hangar será efetivado o processo de regulação deles, com atualização de condições clínicas para acolhimento adequado nos leitos", explicou Camylla Rocha, diretora da Central de Regulação do Estado. Este atendimento deve prosseguir por toda a madrugada. 

image Legenda (Ricardo Amanajas/Agência Pará)

Desinfecção

Assim que os pacientes foram retirados da aeronave, a equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 4º Distrito Naval realizou a descontaminação do espaço, procedimento considerado padrão nesses casos. 

Devido ao aumento significativo no número de casos da covid-19, falta de leitos e de oxigênio, muitos pacientes do Amazonas foram transferidos para outros Estados. Um deles foi o Pará, onde o governador Helder Barbalho abriu dez leitos de UTI e 20 clínicos no Hospital de Campanha de Belém, e 10 leitos de UTI neonatal na Santa Casa de Misericórdia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ