Listão da UFPA sai nesta quinta (30)
Resultado sairá às 14h, nas rádios e no listão impresso no Campus Guamá. No site da universidade e em OLIberal.com também terá o listão disponível, a partir das 14h30
A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai divulgar o listão de aprovados no Processo Seletivo 2020 (PS 2020) nesta quinta-feira (30), às 14h. Será no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no Campus Guamá. Por conta de todas as idas e vindas com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o horário é dos menos usuais. E não coincidirá com o resultado da Uepa, que será pela manhã.
LEIA MAIS: Sisu: MEC libera acesso ao resultado
A transmissão do resultado será ao vivo, por rádios cadastradas. Também será disponibilizado um quadro com o tradicional listão dos calouros. Muitas famílias e estudantes são aguardados . A relação de classificados também estará disponível no site oficial da UFPA, a partir de 14h30. Os leitores também poderão acessar a listagem aqui, no portal OLiberal.com, assim que a universidade repassar a lista.
A UFPA ofertou 7.143 vagas, sendo 3.449 disputadas pela ampla concorrência, 3.503 pelo sistema de cotas e também 191 vagas extras, ofertadas exclusivamente para pessoas com deficiência (PcD). Foram homologadas mais de 93 mil inscrições. O processo seletivo foi próprio, com base nas notas do Enem. A UFPA não disponibilizou vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
Antes da divulgação dos nomes dos candidatos classificados, a Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) entregará, oficialmente, o resultado ao reitor, Emmanuel Tourinho, em uma cerimônia na Reitoria. Em seguida, o reitor e os integrantes da Coperps farão uma Coletiva de Imprensa, também no CEBN, às 13h45.
A primeira data de divulgação do listão seria na terça-feira (28). Mas por conta de uma liminar da Justiça Federal de São Paulo, o Ministério da Educação foi proibido de divulgar o resultado da primeira chamada do Sisu, enquanto não comprovasse que as notas do Enem eram totalmente seguras.
Cerca de 6 mil provas tiveram erros de correção confirmados pelo MEC. Porém, alunos de todo o Brasil moveram ações por suspeitas de erros. Isso fez com que a UFPA e a Uepa — também com um processo seletivo próprio baseado no Enem — adiassem a divulgação de resultados. Mas quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) liverou a divulgação do Sisu, a insegurança em relação ao exame foi eliminada.