Gratuidade nos ônibus em dia de Enem é aprovada pelos estudantes paraenses
O estudante Bruno Rodrigues, morador do bairro do Coqueiro, em Belém, concorre a uma vaga em Licenciatura em Filosofia por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Enquanto aguardava o ônibus no ponto mais próximo de sua residência, ele comentou sobre o benefício da gratuidade no transporte público para ir até a escola onde fez a prova neste domingo (10), no bairro do Telégrafo.
A iniciativa é resultado de acordo firmado entre o Governo do Pará e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel). Bruno lembra a reação dos colegas ao compartilhar a novidade. “Avisei todos os meus amigos que também estavam inscritos no Exame. Todos gostaram muito, principalmente quem mora longe do local de prova e precisa pegar dois ônibus”, comentou.
Também foi caso de Izabela Santos, que busca uma vaga no curso de Pedagogia. Para chegar até a escola registrada, a estudante notou que o melhor trajeto seria a combinação de duas linhas diferentes. “Ajuda demais não precisar pagar passagem nesse dia. Tenho amigos que estiveram na mesma situação e adoraram quando souberam da gratuidade para quem foi fazer o Enem”, lembrou a estudante que deixou de gastar R$14,60.
Tiveram acesso à gratuidade os estudantes que possuem o cartão “Passe Fácil Estudantil” ativo. Bastou fazer o registro no validador do transporte para ter direito ao benefício. Atualmente, quase 300 mil estudantes estão com cartões ativos, na região metropolitana de Belém, em um sistema que integra 2 mil ônibus operados pelas empresas associadas ao Setransbel. Além da capital, a medida também se estendeu aos candidatos que realizaram as provas nos municípios com o sistema de bilhetagem eletrônica, como Marabá, Castanhal, Tucuruí e Santarém. O benefício vale até às 23h59 deste domingo (10).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA