Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Exportações do Pará arrecadaram 25 bilhões de dólares em 2021; estado é o quarto no país

Dados mostram que entre janeiro e outubro o estado se destacou na exportação de ferro, cobre e alumina, sendo a China a principal compradora

Eduardo Laviano

As exportações de produtos paraenses registraram alta de 55,8% nos dez primeiros meses deste ano quando comparadas aos números do mesmo período de 2020.

O número acumulado entre janeiro e outubro de 2021, 25,632 bilhões de dólares, responde por 10,98% das exportações do Brasil no período. 

O crescimento das exportações no Pará é superior ao crescimento registrado em todo o Brasil entre janeiro e outubro, que foi de 36%.

O Pará ocupa a quarta colocação no ranking dos estados exportadores e a 17ª posição no saldo, com US$ 24,396 bi nos dez primeiros meses deste ano, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O maior comprador de produtos paraenses é a China, com 14,9 bilhões de dólares no período. A Malásia aparece em segundo na lista, com 1,91 bilhão.

O Japão aparece em terceiro na lista, com 1,19 bilhão. Completam a lista, com 652 milhões de dólares investidos na compra de mercadorias paraenses e, a Holanda, com 485 milhões.

Entre os produtos, o mais vendido segue sendo o minério de ferro, que corresponde a 75% dos produtos paraenses exportados em 2021 até o momento. O minério de cobre responde por 7,9% do total e a alumina, 4,4%. A soja aparece em quarto na lista, com 3,1%.

Já as importações registraram alta de 23,1% na mesma comparação, segundo os dados da Comex Stat. No total, as importações do Pará somaram 1,235 bilhão de dólares entre janeiro e julho de 2021.

Na lista de principais produtos comprados pelo Pará no período estão os adubos e fertilizantes químicos (16%), óleos combustíveis de petróleo (15%), elementos químicos inorgânicos (9,8%) e os veículos automóveis para transporte de mercadorias e usos especiais (9,5%).

Palavras-chave

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ