CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Estágios se consolidam como porta de entrada na carreira

Empresas estão aprimorando cada vez mais seus programas de estágio como um espaço para aprendizagem e desenvolvimento de pessoas

Ascom/Hydro
fonte

Qual é a importância desses profissionais para o mundo corporativo? A outrora tão utilizada frase “é culpa do estagiário”, hoje não faz mais sentido. O estagiário, assim como vários outros profissionais, vem evoluindo, e as empresas necessitam, ainda mais, do olhar futurista, criativo e ousado dele. Em agosto de 1982, foi criado o dia do estagiário. Apesar de ter deixado de ser uma data oficial no calendário de comemorações, em 2019, a data continua sendo celebrada no dia 18 de agosto.

O estágio é uma das etapas mais importantes da vida de todo estudante. É nele que o jovem começa a moldar seu perfil profissional, adquirindo conhecimentos valiosos para a futura carreira.

Essa percepção do cargo, quando positiva, tende a trazer muitos frutos. É o caso de Conceição Bernardo, 57 anos, gerente de administração de imóveis e governança, que iniciou sua carreira como estagiária na Albras, em 1985, na área de tributos, em Belém.

Ela seguiu na função até 1987, quando se formou em Direito, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Em 1988, foi efetivada na empresa. Desde então, passou por diversas áreas e setores, como patrimônio, contratos, jurídica e recursos humanos. Em 2011, assumiu a área de governança e, em 2016, a administração de imóveis, sendo gestora até hoje, na unidade da empresa em Barcarena.

“Na época que eu entrei, não existia ainda uma lei regulamentando o estágio, mas a Albras já era vanguarda no processo. Aprendi muito neste período, principalmente sobre o mundo corporativo. Foi o meu primeiro trabalho de carteira assinada e permaneço nele até hoje, pois a dedicação de todos, o respeito, os valores da empresa me motivaram a seguir e alçar voos maiores”, enfatiza Conceição.

História de uma vida na mesma empresa

Outro colaborador que começou sua história na empresa como estagiário foi o Rodrigo Commar, de 41 anos, formado em engenharia de materiais. Hoje, ele é diretor de planta da unidade de negócios da Hydro de Tubos de Precisão e Extrudados, em Tubarão, Santa Catarina. Foi estagiário no período de 2003 a 2004 e, em 2005, ingressou na unidade de extrusão em Itu (SP), no departamento de processos e qualidades, já como profissional, no cargo de engenheiro de processos júnior. “Sempre morei na área rural, meu pai trabalhava na roça e minha mãe era professora. Então, estudava e trabalhava na lavoura. Esta foi minha primeira oportunidade para trabalhar de carteira assinada e na indústria”, conta Rodrigo.

Em 2007, ele foi para a Dinamarca e passou 3 meses aprendendo sobre diversos processos da Hydro e quando retornou assumiu o cargo de coordenação de produção. Passou por diversos outros cargos de gerência até assumir a direção de manufatura da planta de Itu, em 2015. Em 2019, assumiu o cargo atual, em Tubarão.

Reconhecimento

O programa de estágio da Hydro já recebeu o segundo lugar nacional no Prêmio IEL de Estágio, na categoria empresa de grande porte, um reconhecimento pela manutenção das melhores práticas de atração, desenvolvimento e retenção de estagiários. “Temos muitos exemplos de colaboradores que começaram na Hydro como estagiários e que estão crescendo e construindo suas carreiras aqui, onde nosso plano é apoiar a carreira do nosso estagiário com um programa muito bem estruturado, pois os estagiários de hoje poderão ser os nossos líderes de amanhã”, afirma Nélia DaLapa, Vice-presidente de Recursos Humanos e Comunicação da Hydro Bauxita & Alumina.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ