Em quase quatro anos, Pará registrou 2.900 incêndios em residências, aponta Corpo de Bombeiros

Na capital, entre 1º de janeiro e 20 de março de 2023, a Defesa Civil de Belém atuou em 19 incêndios, todos ocorridos em imóveis residenciais

Dilson Pimentel
fonte

De 2020 até março deste ano, foram registrados 2.901 incêndios em residências em todo o Pará. O maior número de ocorrências, até agora, foi no ano passado: 937. Em 2023, já são 187 registros. Os dados são do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Na capital, entre 1º de janeiro e 20 de março de 2023, a Defesa Civil de Belém atuou em 19 incêndios, todos ocorridos em imóveis residenciais. Os sinistros foram registrados nos bairros do Guamá (13), Pedreira (3), Terra Firme (2) e Mangueirão (1), informou a presidente da Defesa Civil de Belém, Christiane Ferreira.

A atual gestão da Comissão de Defesa Civil da Prefeitura de Belém iniciou sua atuação em janeiro de 2021. De lá até o dia 20 de março de 2023, foram realizadas 172 vistorias técnicas em decorrência de incêndio em imóveis. Destes, 164 eram residências.

Ainda segundo a Comissão de Defesa Civil da Prefeitura de Belém, não é possível verificar a quantidade de incêndios registrados em anos anteriores, uma vez que o sistema de gerenciamento de dados foi implantado pela atual gestão e não houve repasse de informações da antiga.

Em 2021, foram registrados 75 incêndios, sendo 71 em residências. A maior parte deles ocorreu nos bairros do distrito de Icoaraci (18), Telégrafo (9) e Guamá (9). No ano seguinte, o número de ocorrências da mesma natureza passou para 78, sendo 74 em residências. A maior parte delas nos bairros Telégrafo (11) e Tapanã (10) e no distrito de Icoaraci (8).

LEIA TAMBÉM:

image Incêndio no Guamá: sobe para 10 número de casas atingidas; em 6 houve perda total
Levantamento foi atualizado, neste domingo (19), pela Defesa Civil Municipal de Belém

image Incêndio no Guamá: Governo do Estado presta assistência às famílias
UsiPaz Guamá servirá de abrigo para os moradores atingidos

image Fogo destrói casa de madeira em incêndio no bairro da Terra Firme, em Belém
Bombeiros debelaram as chamas rapidamente, ninguém ficou ferido durante a ocorrência

image Na capital, entre 1º de janeiro e 20 de março de 2023, a Defesa Civil de Belém atuou em 19 incêndios, todos ocorridos em imóveis residenciais. Os sinistros foram registrados nos bairros do Guamá (13), Pedreira (3), Terra Firme (2) e Mangueirão (1) (Cláudio Pinheiro/O Liberal)

 

Christiane Ferreira explicou que a análise dos imóveis gera um relatório técnico, produzido pelo engenheiro civil da Comissão, que é entregue aos proprietários dos bens. O documento é um dos requisitos para a inscrição das famílias afetadas nos programas de assistência social mantidos pela Prefeitura de Belém e pelo Governo do Pará. Não cabe à Defesa Civil Municipal a realização de perícia para apontar a causa do incêndio.

 

Ligações clandestinas geram prejuízos à sociedade

Ligações clandestinas também podem ocasionar incêndios. A Equatorial Pará informou que ligações clandestinas de energia elétrica, além de serem crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, podem gerar diversos prejuízos à sociedade como interrupção no fornecimento e oscilações no nível de tensão, além de causar acidentes graves e com mortes, como curtos-circuitos e morte por eletrocussão.

A Equatorial Pará informou que tem um plano de combate às perdas energéticas e para isso mobiliza equipes exclusivas para este tipo de ação, que fazem fiscalização em todo o estado. Além disso, o trabalho também é realizado com base em denúncias da população, que podem ser feitas por meio dos canais de atendimento, como aplicativo, site e Central de Atendimento por meio do número 0800 091 0196.

Saiba como conseguir a tarifa social

Muitos problemas ocorrem por ligações clandestinas, o famoso “gato”, e provavelmente porque muita gente desconhece a existência de tarifa social. O programa Tarifa Social, benefício do Governo Federal direcionado às famílias de baixa renda, concede descontos que variam de 10% a 65% na fatura de energia. Com essa ação, as famílias economizam recursos financeiros e podem investi-los de outra forma.

Para fazer a inscrição é necessário ter comprovação de renda de até meio salário mínimo por membro familiar e estar inscrito no CadÚnico, com o número atualizado do NIS ou BPC, além de apresentar documentos pessoais como RG, CPF e uma conta de energia do titular.

Para se cadastrar, nossos clientes residenciais podem informar sua conta contrato no CRAS mais próximo e este cadastro será efetivado de forma automática ou ainda deve utilizar os canais que a empresa disponibiliza para o serviço: por meio do atendimento via WhatsApp, no número (91) 3217-8200; por meio do site, o www.equatorialenergia.com.br; ou por meio da central telefônica, no 0800 091 0196 ou, também pode procurar uma das agências de atendimento presencial.

Requisitos

- Ser inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo, por pessoa;

- Ser idoso ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo;

- O beneficiário do NIS precisa estar com o cadastro atualizado nos últimos dois anos;

- Famílias inscritas no CadÚnico que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos;

- Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo, por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC.

Incêndios em todo o Pará:

2020: 915

2021: 862

2022: 937

2023: 187

Incêndios apenas em Belém:

Entre 1º de janeiro e 20 de março de 2023, a Defesa Civil de Belém atuou em 19 incêndios, todos ocorridos em imóveis residenciais. Os sinistros foram registrados nos bairros do Guamá (13), Pedreira (3), Terra Firme (2) e Mangueirão (1),

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Defesa Civil de Belém

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ