CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em outubro, Pará reduz em mais de 86% o registro de óbitos por covid-19

De acordo com dados do portal da transparência da covid-19, em outubro de 2020, foram 213 vítimas em óbitos no Estado. Em outubro de 2021, foram 29 vidas perdidas

João Thiago Dias / O Liberal

No último mês de outubro, o Pará reduziu em 86,38% o registro de óbitos por covid-19, em comparação ao mês de outubro do ano passado. Conforme a constatação da reportagem, a partir de dados do portal da transparência da covid-19, com atualização da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) até o início da tarde desta terça-feira (2), foram 213 vítimas em óbitos em outubro de 2020. Já em 2021, em outubro, foram 29 vidas perdidas.

VEJA MAIS

image Belém completa 11 dias sem mortes por covid-19
Por 13 dias, a capital também registra 0% de ocupação de leitos clínicos

image No Pará, sindicatos que representam trabalhadores defendem obrigatoriedade de vacinação
Ministro Onyx Lorenzoni assinou uma portaria que proíbe a exigência de documentos comprobatórios de vacinação por parte de empregadores.

O gráfico disponível no portal aponta que, há oito dias, o Pará não registra novos óbitos em decorrência da doença. O último caso de óbito foi registrado oficialmente pela Sespa no dia 25 de outubro. Com relação ao número de novos casos confirmados na comparação desses meses, a redução foi de 80,96%. Em outubro de 2020, foram 16.462 diagnósticos positivos da doença no Estado. Em outubro de 2021, foram 3.134 novos casos.

A tendência de queda também foi constatada no mês anterior. Em setembro de 2020, foram 16.227 novos casos confirmados ante 4.013 novos casos em 2021, o que representa uma redução de 75,27% no registro de novos casos. No ano passado, em setembro, foram 328 novos óbitos ante 52 novos óbitos em setembro de 2021, correspondendo a uma redução de 84,15% no registro de novas mortes.

Essa redução de casos e óbitos foi registrada no contexto em que o Estado já alcançou a faixa de 12 anos para mais com pelo menos a 1ª dose da vacina anticovid-19. No momento, quase todos os municípios paraenses focam especialmente nos calendários de repescagem de 1ª dose, de 2ª dose e de reforço, inclusive com o mutirão de vacinação que foi convocado pelo Governo do Estado para o feriadão prolongado do Dia de Finados.

Nesse contexto mais favorável de combate ao vírus, com baixa procura por leitos, o Pará já encerrou as atividades em todos os hospitais de campanha do Estado. No domingo (31), o Hospital de Campanha de Santarém, na região oeste, foi o último desativado. Nesta quarta (03) o governo estadual vai inaugurar o Centro Especializado de Atendimento de Covid-19 em Santarém, que vai funcionar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município com 16 leitos clínicos e 4 leitos de UTI.

No dia 16 de outubro, foi realizada a desativação do Hospital de Campanha do Hangar, em Belém. Agora, a capital conta com o Centro Especializado de Atendimento de Covid-19 instalado pelo governo do Estado no Hospital Santa Terezinha, que completou um mês de funcionamento nesta terça (02). São 120 leitos (60 clínicos e 60 de UTI). Até esta terça, o espaço estava atendendo 26 pacientes, sendo 12 em leitos de UTI. Entre 34 pacientes já atendidos, 15 receberam alta médica e seis faleceram.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ