'Dia D' de vacinação movimenta Unidades de Saúde neste sábado (20)
A meta é vacinar contra a poliomielite o total de 95% do público alvo (crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias), que, na capital paraense, corresponde a 83 mil crianças

Crianças e adolescentes estão no alvo do Dia D de Mobilização das Campanhas de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação, que acontece neste sábado (20), em Belém. A programação foi aberta oficialmente às 8h, na Aldeia Cabana, e também acontecerá em outras 75 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, além de pontos estratégicos, como os shoppings Pátio Belém e Parque, as praças Brasil e Batista Campos, o Assaí Atacadista da Mário Covas e as universidades Unama, Fibra e Unifamaz, que vão funcionar até as 17h.
VEJA MAIS
A campanha é nacional e começou no dia 8 de agosto, se estendendo até 9 de setembro. A meta é vacinar contra a poliomielite o total de 95% das crianças de até 5 anos, o que corresponde a 83 mil pessoas da faixa etária. Já a multivacinação não tem uma meta pré-estabelecida.
A imunização contra a poliomielite é a única forma de prevenir a doença. O Gleidson Ferreira aproveitou a folga do trabalho para garantir a dose da filha, de 2 anos e 2 meses. Para ele, a vacina é uma forma de garantir o futuro da filha. “A importância que eu vejo nessa vacina e nas demais é justamente pelo futuro dela, eu lá atrás tomei e não tenho nenhuma sequela. A criança pode ter um futuro pensando que vai poder crescer normal, disso [pólio] ela não vai sofrer”, afirma.
O Brasil não registra casos de pólio desde 1989 e a campanha é uma forma de manter o país dentro desse parâmetro. O secretário de saúde de Belém, Maurício Bezerra, explica que a cobertura vacinal não está dentro dos padrões ideais da Organização Mundial da Saúde (OMS) em todo o território nacional e que a vacinação é uma forma de proteger tanto a criança, quanto quem está ao redor dela. “Nós temos há 30 anos a doença controlada, isso é fundamental pra gente manter a proteção das nossas crianças contra a doença. Nós temos tido, inclusive, uma baixa procura em relação a [vacina da] covid-19, sobretudo para crianças. Não tem nenhuma justificativa para a população não procurar os pontos”, afirma.
Público
Contra a poliomielite devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), nas seguintes condições:
→ Crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário; e
→ Crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas, indiscriminadamente, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
Na Campanha de Multivacinação os alvos são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Serviço
A população pode procurar por qualquer UBS para garantir a dose dos imunizantes, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Além disso, outros locais estratégicos, como shoppings Pátio Belém e Parque, praças Brasil e Batista Campos, Assaí Atacadista da Mário Covas e as universidades Unama, Fibra e Unifamaz, vão funcionar como ponto de vacinação.
A campanha vai até o dia 9 de setembro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA