Católicos de Castanhal homenageiam São José
O dia de São José, padroeiro do município, começou com a tradicional procissão de cerca de três quilômetros pela avenida Barão do Rio Branco

As homenagens ao Dia de São José, em Castanhal, no nordeste do estado, começaram nesta terça-feira, 19, com a tradicional procissão que saiu às 8h da manhã da Catedral Mãe de Deus em direção a Igreja Matriz de São José.
O percurso é pequeno com cerca de três quilômetros, pela avenida Barão do Rio Branco, mas de muita fé e devoção ao padroeiro de Castanhal. A artesã Maria Celia Leal, de 70 anos, acompanha todos os anos a procissão e diz que é um momento para agradecer pelas benção recebidas em sua família.
“Ele é o pai de todas as famílias e um exemplo a ser seguido. Por isso todos os anos eu acompanho com muita fé a procissão intercedendo por meus filhos e netos”, contou a devota.
VEJA MAIS
Para a igreja católica, São José é considerado o patrono da família por ter assumido a responsabilidade por sua esposa grávida. “Um exemplo de homem digno, honesto e coerente que deve ser seguido por todos. Ele cuidou de Jesus até a idade adulta e ao lado de Maria educou o filho de Deus. Por isso que a figura de José para a igreja está relacionada a família. José era também um homem muito trabalhador, um carpinteiro que ensinou tudo que sabia ao seu filho Jesus”, disse o padre Plutarco Almeida.
“A minha devoção a São José começou na adolescência, quando eu estava fazendo a catequese. Aprendi que São José é o patrono e protetor da igreja católica, além de pai de Jesus. Foi São José que alimentou seu filho Jesus na fé e cuidou de Maria. Ele é um exemplo de guardião da família e por isso tenho essa devoção tão forte”, relatou Rafael Lopes, coordenador do Apostolado da Oração.
A procissão encerrou na igreja Matriz de São José, onde centenas de devotos aguardavam para a segunda parte das homenagens, a missa e a novena coordenada pelo Apostolado da Oração.
A programação do Dia de São José termina com missa realizada pelo bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, ás 19h na igreja Matriz. E logo em seguida os católicos participam da programação cultural na praça da igreja.
Devoção que veio do Nordeste
A devoção a São José chegou a Castanhal com os imigrantes nordestinos que vieram para o município por volta do ano de 1900, para trabalhar na construção da ferrovia Belém – Bragança.
A partir desta influência, o carinho e devoção por São José só cresceu entre os católicos castanhalenses.
No dia 29 de junho de 1904, sob a orientação do Cônego Leitão (um sacerdote cearense), iniciou-se a construção da primeira igreja de Castanhal, que seria dedicada ao santo. E em 19 de março de 1911 foi criada a paróquia de São José, no dia do padroeiro e por isso a data é tão festejada pelos católicos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA