Católicos de Castanhal homenageiam São José

O dia de São José, padroeiro do município, começou com a tradicional procissão de cerca de três quilômetros pela avenida Barão do Rio Branco

Patrícia Baía
fonte

As homenagens ao Dia de São José, em Castanhal, no nordeste do estado, começaram nesta terça-feira, 19, com a tradicional procissão que saiu às 8h da manhã da Catedral Mãe de Deus em direção a Igreja Matriz de São José.

O percurso é pequeno com cerca de três quilômetros, pela avenida Barão do Rio Branco, mas de muita fé e devoção ao padroeiro de Castanhal. A artesã Maria Celia Leal, de 70 anos, acompanha todos os anos a procissão e diz que é um momento para agradecer pelas benção recebidas em sua família.

“Ele é o pai de todas as famílias e um exemplo a ser seguido. Por isso todos os anos eu acompanho com muita fé a procissão intercedendo por meus filhos e netos”, contou a devota.

VEJA MAIS

image Oração poderosa de São José e da Virgem Maria
Confira a prece para fazer aos pais de Jesus Cristo

image Castanhal ganha nova imagem de São José
A imagem do padroeiro tem cerca de oito metros de altura e foi colocada na pracinha que foi revitalizada, ao lado do terminal rodoviário

Para a igreja católica, São José é considerado o patrono da família por ter assumido a responsabilidade por sua esposa grávida. “Um exemplo de homem digno, honesto e coerente que deve ser seguido por todos. Ele cuidou de Jesus até a idade adulta e ao lado de Maria educou o filho de Deus. Por isso que a figura de José para a igreja está relacionada a família. José era também um homem muito trabalhador, um carpinteiro que ensinou tudo que sabia ao seu filho Jesus”, disse o padre Plutarco Almeida.

“A minha devoção a São José começou na adolescência, quando eu estava fazendo a catequese. Aprendi que São José é o patrono e protetor da igreja católica, além de pai de Jesus. Foi São José que alimentou seu filho Jesus na fé e cuidou de Maria. Ele é um exemplo de guardião da família e por isso tenho essa devoção tão forte”, relatou Rafael Lopes, coordenador do Apostolado da Oração.

A procissão encerrou na igreja Matriz de São José, onde centenas de devotos aguardavam para a segunda parte das homenagens, a missa e a novena coordenada pelo Apostolado da Oração.

A programação do Dia de São José termina com missa realizada pelo bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, ás 19h na igreja Matriz. E logo em seguida os católicos participam da programação cultural na praça da igreja.

Devoção que veio do Nordeste

A devoção a São José chegou a Castanhal com os imigrantes nordestinos que vieram para o município por volta do ano de 1900, para trabalhar na construção da ferrovia Belém – Bragança.

A partir desta influência, o carinho e devoção por São José só cresceu entre os católicos castanhalenses.

No dia 29 de junho de 1904, sob a orientação do Cônego Leitão (um sacerdote cearense), iniciou-se a construção da primeira igreja de Castanhal, que seria dedicada ao santo. E em 19 de março de 1911 foi criada a paróquia de São José, no dia do padroeiro e por isso a data é tão festejada pelos católicos.

 

 

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ