MENU

BUSCA

Município de Jacareacanga é confirmado como polo do Enem 2025

A medida é considerada um avanço para ampliar o acesso de estudantes da região ao ensino superior

O Liberal

O município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, foi incluído oficialmente como polo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A medida garante que estudantes da cidade possam fazer as provas sem a necessidade de deslocamento para outros municípios.

A inclusão de Jacareacanga no cronograma do exame foi resultado de articulações políticas realizadas em Brasília. O pedido foi encaminhado ao Ministério da Educação pelo vereador Everton, do município, com apoio da deputada federal Renilce Nicodemos (MDB-PA), que levou a demanda ao ministro da Educação, Camilo Santana.

VEJA MAIS

Cursinho Alternativo, da Uepa, prepara Segundo Aulão preparatório para Enem
Atividade de extensão da Universidade do Estado do Pará disponibiliza 120 vagas para o público externo e as inscrições são online

Enem pode pagar até R$ 864 por dia para quem trabalhar no exame; saiba como funciona
O edital com todas as regras, requisitos e detalhes da atuação foi publicado no site oficial do Inep

A inclusão do município como polo de aplicação das provas é considerada um avanço para ampliar o acesso de estudantes da região ao ensino superior, reduzindo desigualdades educacionais e os obstáculos logísticos enfrentados por estudantes em áreas remotas da Amazônia.

O ENEM 2025 será realizado nos dias 9 e 16 de novembro. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, e os participantes terão acesso aos resultados no período consecutivo após a aplicação do exame, segundo o Portal Gov.br. Em algumas cidades do Pará (Belém, Ananindeua e Marituba), as provas serão aplicadas em datas diferentes (30 de novembro e 7 de dezembro), em função da realização da COP30.